Irati e Região / Notícias

24/05/19 - 23h54

Escola Municipal Irmã Helena Olek reinaugura biblioteca

Espaço foi totalmente reformulado e as crianças terão liberdade de manusear e procurar o que quiserem

Assessoria de Comunicação da PMI

Na noite da última quinta-feira (23/05), a equipe da Escola Municipal Irmã Helena Olek promoveu um evento de inauguração da nova biblioteca. O espaço, totalmente reformado, agora traz um ambiente colorido e aconchegante, fazendo que a leitura seja percebida pelos alunos como uma atividade divertida e prazerosa.

A diretora da escola, Nelci Rozyski Wolski, comentou que o evento foi muito especial. “Foi uma noite repleta de carinho e amor, quando pudemos entregar à nossa comunidade escolar a nossa biblioteca, que tem uma ideia de ser convidativa às crianças, onde elas terão toda a liberdade de manusear e procurar o que elas quiserem para ler. Isso é uma riqueza. Ninguém vai interferir se é esse ou aquele livro, seja literatura infantil, seja gibi, seja poesia, seja contos, enfim, a criança vai ter a liberdade de se descobrir dentro desse universo da escrita, e do que ela gosta de ler”, explicou Nelci.

A diretora também comentou sobre a informatização da biblioteca, tendo todas as obras sido catalogadas por código de barras, por meio do programa Biblivre, desenvolvido pela Fundação Itaú. “Assim, além de agilizar empréstimos e devoluções, poderemos saber informações como qual foi o livro mais emprestado, qual foi o aluno que mais emprestou livros, e tudo isso vai me trazer referências para cada vez mais poder melhorar este espaço, que vai ser uma constante na vida escolar das crianças”, afirmou Nelci, acrescentando que será também criado um Clube de Contação de Histórias, que desenvolverá as atividades na biblioteca reinaugurada.

PUBLICIDADE

Em sua página oficial no Facebook, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, citou: “tive a felicidade de acompanhar a reinauguração da biblioteca da Escola Municipal Irmã Helena Olek, instituição de ensino que, no ano passado, foi agraciada com a nota 8.1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - a maior nota da região Centro-Sul do Paraná e uma das melhores do Estado - elevando expressivamente a média geral de Irati neste importante indicador”.

O prefeito também falou sobre a importância do livro. “Quando estudávamos no antigo ‘primário’, aprendemos que a história da humanidade passou a ser contada a partir do surgimento da escrita e, mesmo hoje, com tantas opções oferecidas pelo avanço tecnológico e pela democratização das mídias sociais, o livro ainda é a expressão máxima da palavra escrita, e uma das mais importantes ferramentas para se transmitir o conhecimento. Dessa forma, só temos a parabenizar toda a equipe da escola, entre professores, funcionários, alunos, pais e as irmãs filhas da caridade de São Vicente de Paulo, pela criatividade e dedicação, fazendo com que a leitura seja uma atividade prazerosa para as nossas crianças de hoje, que serão as mentes pensantes do futuro”, escreveu Jorge Derbli.

PUBLICIDADE

O evento contou também com a presença da representante de alunos da escola, Sabrina Janiski Trevisan, da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Penteado de Almeida (acompanhada de integrantes de sua equipe), do secretário municipal de Comunicação Social, Sidnei Jonaldo Jorge (que também é pai de uma aluna da escola), dos vereadores Alberto Schereda e Helio de Mello, do presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná, Herculano Batista Neto, juntamente da vice-presidente, Luiza Nelma Fillus, além de representantes da Unicentro, da Fundação Itaú e de outras importantes entidades.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC

Comentários