Irati e Região / Notícias

29/05/12 - 21h56 - atualizada em 29/05/12 às 22h06

Escolas Municipais encerram trabalhos sobre a Cultura da Paz

Informe Publicitário da Prefeitura de Irati


Alunos do Guamirim
Foram concluídas nos últimos dias, as atividades do Projeto Televisando o Futuro – Paz tem Voz, que teve como tema a “Cultura da Paz”. Ao todo, 20 escolas municipais de Irati participaram do projeto, foram produzidos nas categorias participantes trabalhos de: ilustrador mirim (90), cartunista mirim (81) e professor transformador (13).

A secretária de Educação, Zenilda Alice Stroparo, salienta que o envolvimento dos alunos nesses projetos contribui para o estímulo educacional dentro da sala de aula. “O projeto envolve atividades com a comunidade escolar, os pais e a sociedade em geral. Os alunos participam de iniciativas que proporcionam um amplo desenvolvimento pedagógico que ultrapassa o tema trabalhado”, afirma Zenilda.

A coordenadora pedagógica do projeto na Secretaria, Marcia Andriola Medeiros, destaca que as atividades buscaram incentivar a cordialidade, amizade, respeito, responsabilidade, entre outros comportamentos necessários para o convívio em sociedade. “O aprendizado demonstrado pelos alunos vê-se através das atividades, que envolveram pais e a comunidade, e que evidenciam a preocupação com a formação e conscientização das nossas crianças”, comenta Marcia.

Durante o andamento do projeto foram promovidas atividades de dança, teatro, rodas de conversa, palestras, visitas à comunidade, entre outros. A fase classificatória dos trabalhos acontece entre os dias 11 e 15 de junho.

Apresentação do Jornal pela Escola São Valdomiro
Caminhada pela Paz

 
Participante

A Escola Municipal São Valdomiro foi uma das instituições participantes do projeto. A diretora, Otilia Cetnarski, ressalta a criatividade dos alunos nas atividades realizadas. “Os professores buscaram oferecer diversas vertentes de conhecimento das propostas, um dos retornos positivos pelos alunos veio quando eles puderam demonstrar isso aos pais e à comunidade”, menciona Otilia.

A professora Rosa Regina Ribeiro de Lima, explica como trabalhou o tema com os alunos. “Foram usados diversos recursos durante as atividades, desde o texto ao teatro. Essa mistura e aglomeração de diversas práticas de ensino colaboram para que as crianças assimilem mais o conteúdo”, cita Rosa Regina.

A professora inclui também no roteiro de trabalhos a produção de um jornal sobre a Cultura da Paz. “Além de ser uma metodologia de aprendizagem, eles tem a oportunidade de ir treinando apresentações em público. Todas as atividades têm como objetivo incentivar e preparar o aluno para os relacionamentos sociais que terão no decorrer de suas vidas”, finaliza Rosa Regina.

Comentários