Irati e Região / Notícias

02/03/19 - 12h53 - atualizada em 02/03/19 às 12h56

Ex-prefeito assume comando da secretaria de Cultura de Irati

Alfredo Van der Neut vai substituir Ico Andreassa, que passou a ser o chefe de Gabinete do prefeito Jorge Derbli

Rodrigo Zub

Alfredo Van der Neut foi prefeito de Irati entre os anos de 1989 e 1993

Dando sequência a reforma do secretariado, o prefeito Jorge Derbli promoveu mais quatro mudanças, sendo que duas delas já foram oficializadas em Diário Oficial. Adriano Batista assumiu o comando da pasta de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo no lugar de Dagoberto Waydzik, que pediu exoneração do cargo para se dedicar a assessoria da deputada federal Leandre Dal Ponte, do PV, na região Centro-Sul.

O engenheiro já havia dito quando foi nomeado no início da administração Derbli, que pretendia permanecer apenas seis meses no cargo. No entanto, ele ficou dois anos e dois meses no comando da secretaria. Em janeiro, quando anunciou sua decisão de deixar o Executivo, Dagoberto agradeceu a acolhida que recebeu do prefeito. “Estou muito contente porque a equipe era muito boa. O Jorge [Derbli] deu carta branca para a gente, nós fizemos vários trabalhos de drenagem essencial para a cidade no Rio das Antas, que necessita de dragagem. [Fizemos] O canal hídrico no centro da cidade e no Dallegrave, o projeto do Parque Aquático da Vila São João, que vai ser retomado as obras agora e o mais importante, nós estamos fazendo o plano de macrodrenagem. Esse plano de macrodrenagem vai nortear toda e qualquer obra para evitar e diminuir o problema de alagamentos no centro da cidade”, disse o engenheiro ao comentar as ações que realizou na pasta.

PUBLICIDADE

Além da nomeação de Adriano e da exoneração a pedido de Dagoberto, na edição do Diário Oficial do Município de sexta-feira, 1º, também consta o decreto que define Juarez Miguel da Silva como novo secretário de Fazenda. Juarez estava atuando no setor de contabilidade da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). Ele vai substituir Valmir Emiliano, que foi exonerado por Derbli no último dia 18 de fevereiro depois que a Comissão Processante Disciplinar instaurada na prefeitura de Irati recomendou sua demissão. A comissão formada pelos servidores municipais Gustavo Teixeira Pianaro (presidente), Guilherme Barby de Lima e Leandro Ditzel apurou um eventual caso de desídia, que seria um comportamento negligente para a função ou cargo do ex-secretário em função de um processo de pagamento de pensão alimentícia para sua filha, que tramita na Comarca de Rebouças. O Ministério Público instaurou inquérito contra Valmir e solicitou à Prefeitura que realizasse uma sindicância interna para investigá-lo.  

Na sexta-feira, 1, o prefeito também definiu outras mudanças no primeiro escalão da administração. Durante reunião com o secretariado, Derbli anunciou que o ex-prefeito Alfredo Van Der Neut passa a comandar a secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, que estava sendo chefiada por Ico Andreassa, que passa a ser responsável pela chefia de Gabinete. Com isso, o ex-chefe de Gabinete, Milton Colaço, passa a exercer o cargo de Assessor Especial de Gabinete.

PUBLICIDADE

Essa foi a segunda mudança de pasta de Ico somente neste ano. Ele começou o ano comandando a secretaria de Desenvolvimento Econômico, que atualmente está sob cuidados de Emiliano Rocha Gomes.

Alfredo havia auxiliado a administração nos trabalhos de recuperação do trenzinho do Parque Aquático, que foi reinaugurado na festa do pêssego de 2018.

Em entrevista ao jornal Folha de Irati, Derbli falou sobre as trocas nas pastas de Cultura e Chefia de Gabinete. “As mudanças relacionadas ao gabinete pretendem melhorar o atendimento à população e permitir que eu possa estar realizando mais visitas às obras e atendendo as demandas da população de perto. O Alfredo já vinha fazendo um trabalho voluntário na recuperação do trenzinho do Parque Aquático e tem virtudes para desenvolver o potencial turístico de Irati. Estamos ajustando a administração para que a população receba o melhor que o poder público pode oferecer”, comentou o prefeito.

PUBLICIDADE

Nomeações de comissionados

Derbli também nomeou e exonerou alguns comissionados nos últimos dias. Na edição do dia 20 de fevereiro do Diário Oficial constam as nomeações de Ana Carolina Menon (Diretora de Departamento III, símbolo S-4), Moisés Neves (Diretor de Departamento V, símbolo S-7) e Josnei de Jesus da Silva (Diretor de Departamento IV, símbolo S-6). Já no Diário Oficial do Município de sexta-feira, 1º, foram nomeados: Eleunice de Fátima Guimarães Krupek (Assessora I, símbolo S-10), James Mac Artur Bitencourt de Sá (Assessor Técnico II, símbolo S-8) e Isabel Cristina Medeiros de Lima (Diretora de Departamento V, símbolo S-7). Dois servidores foram exonerados de um cargo e nomeados em outro. Jéssica Elaine Custódio foi exonerada do cargo de Diretora de Departamento IV, símbolo S-6. Agora ela passou a ser Diretora de Departamento III, símbolo S-4. Já Eduardo Henrique Batista de Souza foi exonerado do cargo em comissão de Assessor Técnico I, símbolo S-7, e passou a atuar como Diretor de Departamento III, símbolo S-4.

Ponto facultativo na prefeitura

Ainda falando da prefeitura de Irati, Derbli decretou ponto facultativo na segunda-feira, dia 4. Com isso, o expediente do Executivo será retomado na quarta-feira, 6, às 13 h. Os serviços considerados essenciais não estão incluídos nesta determinação e seguem com as atividades normais.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários