Irati e Região / Notícias

19/04/12 - 00h15 - atualizada em 19/04/12 às 00h33

Fernandes Pinheiro vira capital da cebola por um dia

Abertura do 22º Encontro Estadual de Produtores de Cebola atraiu aproximadamente 600 pessoas
Rodrigo Zub


Com a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre elas o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, teve início nesta quarta-feira, 18, o 22º Encontro Estadual de Produtores de Cebola. O seminário acontece no Parque da Prainha, em Fernandes Pinheiro simultaneamente com o 24º Seminário Nacional de Cebola e 15º Seminário de Cebola do Mercosul.

Caravanas de produtores e técnicos de oito estados brasileiros produtores de cebola, entre eles Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e dos países do MERCOSUL, como Argentina e Uruguai, estão participando do evento.

{album}

De acordo com a organização, a expectativa é de que mais de 1.500 pessoas entre agricultores, colaboradores e técnicos agrícolas participem do evento que será finalizado no final da tarde de amanhã, 19. Durante a abertura do seminário, o Coordenador estadual de Olericultura da Emater, Iniberto Hamerschmidt, destacou que o evento tem o objetivo de mostrar as novas tecnologias utilizadas para a produção e irrigação da cebola.

Já o prefeito de Fernandes Pinheiro, Nei Renê Schuck disse à equipe da Najuá, que Irati continua sendo a cidade no Paraná com maior número produtores individuais do legume, enquanto que Fernandes Pinheiro está em 11º lugar neste ranking.

O prefeito destaca que a comunidade que mais produz cebola na cidade é o Assungui, localidade formada em sua maioria por colonizadores italianos, poloneses e ucranianos.

Vale lembrar que atualmente o Estado do Paraná, é o quinto maior produtor de cebola do País, atrás apenas dos estados de Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.





Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados