Irati e Região / Notícias

21/09/19 - 17h25 - atualizada em 21/09/19 às 17h44

Festa de São Miguel terá exposição e venda de orquídeas

8ª Exposição de Orquídeas terá produtores locais e expositores convidados. Festa ocorre no próximo fim de semana entre os dias 27 e 29 de setembro

Edilson Kernicki, com reportagem de Jussara Harmuch e Rodrigo Zub 

Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação Iratiense de Orquidófilos realiza exposição e venda de orquídeas durante a Festa de São Miguel, que ocorre entre os dias 27 e 29 de setembro, na Paróquia São Miguel, em Irati. “Teremos o prazer de receber colegas colecionadores de todo o Paraná. Já veio também um pessoal de Joinville (SC) trazer suas plantas, para expor para Irati e região plantas curiosas, plantas muito grandes e outras muito pequenas, que não encontramos em floriculturas”, comenta o orquidófilo Valdecir Aksenen.

Entre 20 e 30 associados iratienses devem participar da exposição, além de visitantes de outras seis cidades da região e do estado de Santa Catarina. A exposição é marcada pela variedade de exemplares. “É uma característica do pessoal da nossa associação, que cultiva gêneros até bastante desconhecidos da maioria. Temos uma variedade muito grande de orquídeas na nossa exposição e é uma característica dela. O pessoal sempre diz que nunca uma exposição nossa é igual à outra, pois sempre tem novidade”, afirma Aksenen.

Segundo o orquidófilo, não é só o colorido que atrai a atenção dos visitantes da exposição. Além do deslumbre para os olhos, a exposição encanta pelo seu perfume, pois muitas das flores têm aromas exóticos, como cheiro de chocolate, de baunilha, de canela, e até orquídea com cheiro de salame. “Todos os anos as crianças nos visitam e mostramos essas particularidades, para cada vez mais angariar mais pessoas que gostem de plantas. Isso também incentiva mais as crianças e aos adultos a proteger a natureza”, analisa.

Os visitantes também vão poder contar com dicas dos orquidófilos da Associação Iratiense, para manejo e cultivo das flores em casa.

PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Exposição de orquídeas já se tornou tradicional na festa da Paróquia São Miguel

Comentários