Irati e Região / Notícias

17/07/19 - 01h15 - atualizada em 17/07/19 às 01h26

Flona de Irati recebe projeto “Um Dia no Parque” no domingo

Entre as atividades, está confirmada a 1ª edição do “Passarinhando na Floresta Nacional de Irati”

Da Redação 

Uma das atividades visa estimular que visitantes fotografem pássaros na Flona

A Floresta Nacional de Irati (Flona) recebe, no domingo (21), o projeto “Um Domingo no Parque”, que visa incentivar, em todo o Brasil, a visitação das mais de 2 mil Unidades de Conservação (UCs), que preservam a biodiversidade brasileira.

Segundo os realizadores do projeto, o ecoturismo propicia benefícios à saúde, ao mesmo tempo em que colabora com a economia e, principalmente, estabelece ligação entre o visitante e a natureza. Essa conexão contribui para ampliar sua conscientização sobre a necessidade de proteger as áreas já existentes e de criar novas Unidades de Conservação. A campanha Um Dia no Parque foi iniciada no ano passado pela Coalizão Pró-UCs.

A primeira edição do projeto levou milhares de brasileiros às UCs espalhadas pelo País e promoveu atividades de integração com a natureza, como a caminhada, ciclismo, observação de aves, slackline, yoga e contemplação de paisagens. Cada Unidade de Conservação desenvolveu diferentes atividades, com a participação de parceiros locais, como associações, empresas e voluntários. A atividade levou muitas pessoas a visitarem as Unidades de Conservação pela primeira vez.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Neste ano, a Flona de Irati aderiu à campanha Um Dia no Parque e terá duas atividades neste domingo. Pela manhã, a partir das 8h30 até às 12h, haverá o 1º Passarinhando na Flona de Irati. O guia Elizeu Eduardo Czekalski vai acompanhar e orientar os interessados em conhecer mais a natureza e aprender a observar e fotografar aves e outros animais silvestres em paisagens naturais.

A organização recomenda aos participantes usarem roupas de cores discretas e orienta-os que levem máquina fotográfica ou celular, binóculo, repelente de insetos, garrafa de água e lanche. A participação é gratuita e não demanda inscrição antecipada.

Durante a tarde, das 13 às 17h30, a Floresta Nacional de Irati estará aberta para visitação nas trilhas, no ecomuseu e nas demais estruturas. O local é ideal para atividades de lazer que propiciam contato com a natureza, como piquenique, soltar pipa, jogar vôlei, futebol, andar de bicicleta e passeios pelas trilhas (hiking).

PUBLICIDADE

Todas as atividades terão orientação e acompanhamento de funcionários e voluntários da Floresta Nacional de Irati. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: flonadeirati@icmbio.gov.br ou pelo Facebook (www.facebook.com/flonadeirati).

Projeto estimula que a população realize práticas saudáveis em contato com a natureza

Comentários