Irati e Região / Notícias

04/09/18 - 13h46 - atualizada em 05/09/18 às 13h49

ūüĆ≥ Flona Irati, uma reserva nativa a poucos quil√īmetros da cidade

Você sabia que a segunda maior floresta da araucária do Brasil está a menos de 10 km do centro de Irati?

Jussara Harmuch

Passagem que leva a uma das trilhas próximas à sede da unidade

A Floresta Nacional (Flona) de Irati √© a segunda maior √°rea de conserva√ß√£o de mata nativa de arauc√°ria (ombr√≥fila) em √°rea p√ļblica no Brasil, s√£o 2.295 hectares, mais 1.200 de reflorestamento, pinus e arauc√°ria, totalizando 3.495 hectares. Da sua √°rea, 78% est√° dentro do munic√≠pio de Fernandes Pinheiro e 22% em Teixeira Soares. Se chama Flona Irati por estar em uma forma√ß√£o geol√≥gica denominada Irati. √Č administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade ‚Äď ICMBIO h√° 11 anos, desde que o Ibama se desligou das √°reas de conserva√ß√£o e pesquisa.

Para contar um pouco mais sobre as atividades realizadas neste grande espaço de conservação, estiveram no programa Meio Dia em Notícias desta segunda-feira, 03, o técnico florestal e biólogo Ademar Luis Brandalise e Ricardo Augusto Ulhoa, físico e chefe da unidade.

PUBLICIDADE

Irati √© o n√ļcleo urbano mais pr√≥ximo, est√° a menos de 10 km da entrada da floresta. V√°rias institui√ß√Ķes desenvolvem projetos de pesquisa na mata, o setor de engenharia florestal da Unicentro √© uma delas. Pesquisadores independentes tamb√©m podem ter seus projetos executados, por√©m, antes devem se cadastrar no Sisbio e passar por uma an√°lise. Se aprovado, o pesquisador poder√° receber aux√≠lio com hospedagem ou apoio no campo.

Paralelamente aos projetos universitários, as escolas com cursos técnicos na área de agronomia, ambiental e florestal se envolvem através de visitas técnicas.

Visitação turística e conscientização

A Flona Irati est√° aberta todos os dias para visita√ß√£o espont√Ęnea, inclusive aos fins de semana, no hor√°rios entre 8 e 17 horas. Existem tr√™s tipos de trilhas conservadas e sinalizadas para que o visitante possa percorrer sozinho. Tamb√©m h√° um campo de futebol e parque infantil. As escolas podem agendar passeios conduzidos com educa√ß√£o ambiental. H√° um pequeno museu montado em 1997 onde pode ser visto algumas esp√©cies da fauna e flora locais, al√©m de fotografias e registros desde a cria√ß√£o da unidade de conserva√ß√£o, em 1946.

Atividade de trilha noturnas é uma opção para atrair interesse da comunidade

Trilhas noturnas

A iniciativa de reunir grupos para fazer trilhas noturnas ocorreu no aniversário de 71 anos da unidade, em 2017, quando um grupo de pessoas que já frequentava o local se reuniu pela primeira vez para um passeio à noite. A partir de então, estas pessoas se tornaram voluntários e, treinados por Ademar, possibilitaram a ampliação da atividade que vem se aprimorando e já está na 5ª edição.

‚ÄúO primeiro grupo gostou e prop√īs servi√ßo volunt√°rio. N√£o √© apenas a trilha e sim conjunto de atividades que inclui lendas do folclore e explica√ß√Ķes sobre a fauna e flora", conta Ademar, contudo, as pessoas n√£o precisam ter medo dos animais, pois eles se afugentam com o barulho dos passos.

‚ÄúPessoas Irati e cidades vizinhas n√£o conhecem [a Flona] ou apenas ouviram falar, mas n√£o sabem para que serve, ent√£o esta aproxima√ß√£o √© positiva. A noite √© diferente, os sentidos s√£o outros. A observa√ß√£o do c√©u √© uma experi√™ncia porque o local, por ser afastado, √© bem escuro‚ÄĚ, fala Ricardo, que v√™ na iniciativa uma maneira de despertar o interesse do visitante em preservar a mata.

PUBLICIDADE

Recursos para manutenção

Os munic√≠pios de Fernandes e Teixeira recebem cota do *ICMS ecol√≥gico e parte destes tributos s√£o repassados √† Flona, na forma de material e servi√ßos, n√£o em dinheiro. ‚ÄúAtualmente a unidade tem conv√™nio com Fernandes que √© o maior parceiro para manuten√ß√£o da √°rea e ve√≠culos‚ÄĚ. Os servi√ßos de seguran√ßa, limpeza e jardinagem s√£o terceirizados. ‚ÄúH√° um jardineiro, uma zeladora e um seguran√ßa. A prefeitura de Fernandes cede um funcion√°rio, o Ademar que j√° est√° aqui h√° 20 anos, e somos em tr√™s servidores federais‚ÄĚ, informa Ricardo.

De acordo com registros do Instituto Ambiental do Paraná - IAP, o município que tem a maior extensão da área de conservação, Fernandes Pinheiro, recebeu em 2017 R$ 1.897.734,38 e Teixeira Soares, cuja territorialidade é bem menor (22%), R$ 1.897.734,38.

Segurança

A orienta√ß√£o sobre precau√ß√£o e cuidados ao visitante √© dada na portaria. ‚Äú√Č orientado at√© o limite onde ir, em geral os visitantes respeitam. Em 2016 aconteceu o caso de uma pessoa de Irati ter se desorientado, permanecendo uma noite dentro da mata, mas foi o √ļnico registrado at√© hoje e, felizmente, sem consequ√™ncias graves‚ÄĚ, tranqiliza Ricardo.

Boa parte das divisas s√£o rios, na face oeste o rio das Antas e um peda√ßo do Imbituv√£o e nas divisas secas, boa parte tem cerca, mas n√£o tem como monitorar toda a extens√£o. ‚ÄúEncontramos vest√≠gios de ca√ßadores que invadem a √°rea e [para conter estes atos] fazemos monitoramento com armadilhas fotogr√°ficas e encaminhamos √† pol√≠cia civil que faz a investiga√ß√£o‚ÄĚ, complementa e informa que um estudo para instalar um sistema de monitoramento por c√Ęmeras nas divisas est√° sendo realizado.

H√° um pequeno museu que exp√Ķe algumas esp√©cies da fauna e flora locais

Risco de incêndio

Quanto ao risco de inc√™ndio, se conta com a sorte e, mais uma vez, apoio de volunt√°rios. ‚ÄúO √ļltimo inc√™ndio que se tem registro foi em 2.000, come√ßou numa √°rea vizinha e acabou entrando na unidade, queimando um peda√ßo de plantio de pinus. Naquela √©poca se conseguiu criar uma brigada de inc√™ndio para preven√ß√£o e combate, mas este j√° √© o terceiro ano que estamos sem, o governo cortou este recurso nos locais sem registro nos √ļltimos tempos. Agora depende um pouco da sorte e contamos ainda com os ex-brigadistas, que se voluntariam, tamb√©m com os bombeiros‚ÄĚ, presume Ademar.

Conheça um pouco da história

Vila dos operários no seu local de origem, onde permaneceu de 1946 até os anos 80

Por Ademar Brandalise

A primeira sede ficava a 9 km da entrada atual, onde existia uma vila oper√°ria com casas, escrit√≥rio, galp√Ķes para os cavalos e maquin√°rio, igreja cat√≥lica N. Sr¬™ das Gra√ßas e, posteriormente, a evang√©lica Assembleia de Deus.

Nos anos 80 a sede foi transferida para onde est√° hoje, as casas de l√° foram desmanchadas e reconstru√≠das. Uma escola, que n√£o existia antes, foi erguida e funcionou por alguns anos, pois o n√ļmero de funcion√°rios que residiam na vila era grande.Entre os anos 60/70 a unidade teve, aproximadamente, 80 funcion√°rios.

O primeiro nome da Unidade foi Parque Florestal Manoel Henrique da Silva, um dos pioneiros da Silvicultura (plantios de árvores) e passou a se chamar Floresta Nacional de Irati em 1968, por estar localizada na formação geológica Irati.

Distribu√≠das em pontos estrat√©gicos da √°rea, existem tr√™s torres de metal medindo 35 metros de altura cada uma. Foram erguidas na d√©cada de 90 com o objetivo de observar pontos de fuma√ßa e prevenir emin√™ncia de inc√™ndio. Passaram por poucas manuten√ß√Ķes e por isso n√£o √© recomendado o uso, pois pode trazer perigo ao visitante. Atualmente apenas uma dela √© usada, eventualmente, em visitas t√©cnicas.

Curiosidade

Uma sequoia trazida dos Estados Unidos, plantada há 50 anos, hoje tem 40 metros de altura. esta espécie pode chegar a mais de 100 metros de altura e 2.500 anos de idade. Dentro da mata, muitos pinus chegam a 40 metros.

Vila operária na década de 80, quando foi transferida do seu local de origem para o atual

Contato: e-mail flonadeirati@icmbio.gov.br, fone: 3422-6944 

Mais fotos e informa√ß√Ķes no facebook da Flona Irati

*O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais

Veja mais algumas fotos do acervo 


Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Coment√°rios

Enquete

Voc√™ acha que existe um grande n√ļmero de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribu√≠do o suficiente?

  • N√£o
  • Sim
Resultados