Irati e Região / Notícias

17/01/20 - 11h52 - atualizada em 17/01/20 às 23h33

Governo do Estado vistoria andamento de pavimentação da PR-364

Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e diretor do DER, Fernando Saboia, visitaram Irati nesta quinta (16) e conferiram o avanço das obras da ligação do município com São Mateus do Sul

Da Redação, com reportagem de Sidnei Jorge. Fotos: Tiago José da Silva e Sidnei Jorge


O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Fernando Furiatti Sabóia, visitaram Irati nesta quinta (16), a fim de vistoriar o avanço das obras de pavimentação da PR-364, na ligação com o município de São Mateus do Sul.

“Temos o compromisso da empresa [TCE/Construtora Triunfo], já com a usina [de asfalto] instalada, de realizar três quilômetros por mês”, observa o secretário. Questões ligadas ao solo da estrada fizeram o Estado precisar investir mais em pedras para a base da pavimentação. “Estamos fazendo uma estrada de excelente qualidade, não estamos fazendo qualquer estrada. As pessoas terão uma estrada de porte, de qualidade”, ressalta.

Sandro Alex garante que, a partir de 10 de fevereiro, a empresa começa a aplicar a capa asfáltica, sendo três quilômetros ao mês. “Fecharemos o ano com a maioria da rodovia praticamente concluída, fechando em São Mateus no início de 2021”, assegura. Em dezembro, a expectativa do secretário era a de que fossem entregues 10 quilômetros da obra – pouco menos de um quarto do total – já no início de 2020.

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui 

Sabóia afirma estar satisfeito com o que pôde avaliar no local das obras e explica que foram necessários alguns ajustes no pavimento. “É uma coisa normal. Nesse momento, a obra engatou um ritmo muito bom. Estamos com a empresa com uma estrutura de instalação muito boa, usina de asfalto de excelente qualidade e eles estão empregando um ritmo de obra muito significativo. Eles estão adequando seu plano de trabalho e agora teremos essa grande notícia, que o secretário falou, que a previsão é de colocar três quilômetros de CBUQ por mês”, reforça o engenheiro.

“Vamos conseguir entregar uma obra com padrão de qualidade altíssimo, o que vai melhorar muito a vida do cidadão de São Mateus do Sul, de Irati e todo usuário do Paraná que venha a usar essa rodovia”, diz o diretor-geral do DER.

A primeira frente de trabalho, de 10 quilômetros de extensão, já está em vias de receber a capa asfáltica. “Já estamos trabalhando na terraplenagem no segmento posterior, que deixa preparado para receber CBUQ ao longo dos próximos meses”, antecipa Sabóia. Mesmo com ajustes, a obra deve ser concluída dentro do prazo contratual, garante.

Secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Fernando Furiatti Sabóia visitaram as obras da PR-364

PR-364

Pelo contrato, a Construtora Triunfo deveria entregar a obra, orçada em R$ 108,9 milhões, até o final de novembro de 2020. Segundo uma das cláusulas do Contrato 179/2018, assinado em 12 de novembro daquele ano, o prazo de 720 dias corridos começou a correr em 3 de novembro.

O trecho se estende desde o perímetro urbano de São Mateus do Sul até o trevo da BR-153, em Irati, nas proximidades da Unicentro e passa pelo município de Rebouças. A Construtora Triunfo S/A foi uma das quinze participantes da concorrência internacional e venceu o certame com a proposta de executar a obra por R$ 108.916.703,33, valor 31,5% menor que o orçamento inicial, estimado em R$ 159 milhões.

Projeto

A obra contempla a restauração de um trecho já pavimentado da rodovia, de três quilômetros de extensão, com alargamento de acostamentos, implantação de calçadas e de ciclofaixas, na área urbana de São Mateus do Sul.

No restante do trecho, ainda sem asfalto, o traçado atual será aproveitado ao máximo, com implantação de rodovia simples com acostamentos. No entanto, haverá uma mudança nos 1,2 mil metros finais, já em Irati, para desviar o bairro Riozinho e afastar o tráfego de perto da área residencial.

Também está prevista a construção de uma ponte de 14 metros sobre o Rio Turvo. Em Irati, será construída uma trincheira para fazer a ligação da PR-364 com a BR-153.

A pavimentação dessa rodovia estadual representa o encurtamento da distância em até 50% para que o motorista percorra um trajeto asfaltado entre a BR-476 e a BR-153.

PUBLICIDADE

Comentários