Irati e Região / Notícias

08/03/19 - 17h53 - atualizada em 08/03/19 às 17h56

Grupo de Oração realiza 2ª Via Sacra na Serra da Esperança

Fiéis vão subir os seis quilômetros da serra no dia 7 de abril, enquanto refletem sobre as estações que narram as passagens da Paixão de Cristo

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub 

1ª edição da Via Sacra na Serra reuniu cerca de 400 pessoas

Depois de atrair mais de 400 fiéis em 2018, o Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora, da comunidade de Faxinal dos Limas, que pertence a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, resolveu repetir a experiência e promover a 2ª Via Sacra na Serra da Esperança. A comunidade vai percorrer os seis quilômetros da serra no dia 7 de abril, enquanto refletem as 14 estações que narram a trajetória de Jesus entre sua condenação à morte na cruz até a ser levado ao Santo Sepulcro. A 15ª Estação – a Ressurreição – será feita apenas na Páscoa. 

Confira no fim do texto a entrevista com os organizadores do evento, Gilvano Gulbinski e Romário Pelepek

Segundo um dos organizadores, Romário Pelepek, a maior parte do trajeto da Via Sacra fica no Faxinal dos Limas, em Rio Azul. Três das 15 estações ficam no município de Inácio Martins. O trajeto, de seis quilômetros, é percorrido a pé, num exercício de fé e de penitência que o período quaresmal sugere. Mesmo assim, haverá o suporte de socorristas e de uma caminhonete, que seguirá o trajeto, para qualquer eventualidade.

No ano passado, a Via Sacra começava na Capela Imaculado Coração de Maria, no Faxinal dos Limas e ia até a Gruta Nossa Senhora Auxiliadora, no alto da serra. Agora, o ponto de partida será a residência de Ambrósio Gulbinski, onde, em 2018, ficou a 1ª Estação.

PUBLICIDADE

Os organizadores planejam construir uma gruta também nesse ponto inicial da Via Sacra para servir de modelo para outras. O objetivo é fazer uma pequena gruta, similar, para demarcar o ponto de cada uma das Estações. Em 2018, já se buscava patrocinadores para essa finalidade. “Vamos fazer um modelo para que as pessoas possam apadrinhar as outras Estações”, diz Romário.

A partir das 6h da manhã, será servido um café da manhã, gratuito, na casa de Ambrósio, de onde parte a Via Sacra. Às 8h, começa a Via Sacra. A 1ª Estação fica no ponto de partida. A expectativa é de chegar ao final do percurso, na Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora, ao meio-dia.

PUBLICIDADE

Antes de descer para o pé da serra, os participantes farão um almoço, aos mesmos moldes da primeira edição. Os organizadores pedem que cada um leve sua própria comida e sugerem pratos leves, ou salgados, de modo a tornar mais prático o transporte deles na subida da serra. Quem quiser, também pode levar carne para assar no alto da serra, pois serão disponibilizados alguns espetos da capela e serão montadas churrasqueiras no chão. Para beber, a sugestão é levar sucos e refrigerantes. Não será aceito o consumo de bebida alcoólica.

Outra recomendação dos organizadores é que os fiéis usem roupas e calçados confortáveis, preferencialmente bermuda e tênis, para a subida. Da mesma forma, sugerem levar bastante água para se hidratar ao longo do trajeto.

Para os moradores da área urbana de Rio Azul que pretendem participar da Via Sacra, a Prefeitura vai disponibilizar um ônibus, que vai partir da frente da Matriz Sagrado Coração de Jesus. O transporte é gratuito e deve partir às 7h da frente da Igreja Matriz. Quem preferir, pode ir em seu próprio carro até a 1ª Estação, no Faxinal dos Limas. Durante o percurso, atrás das pessoas que vão fazer o trajeto a pé, haverá cavaleiros, jipeiros e trilheiros (motociclistas) para dar o suporte que for necessário.

Durante as estações, fiéis acompanham a trajetória de Jesus entre sua condenação à morte na cruz até a ser levado ao Santo Sepulcro

Serviço

2ª Via Sacra da Serra da Esperança

7 de abril (domingo), às 8h da manhã, com saída em frente à casa de Ambrósio Golbinski, no Faxinal dos Lima

Ônibus da Prefeitura sai da frente da Matriz Sagrado Coração, às 7h

Mais informações, pelos telefones (42) 99858-2375 (Gilvano); (42) 99139-3507 (Romário); (42) 99817-1332 (Osvaldo) e (42) 3463-1255 (Paróquia).

Cruz usada na 1ª edição da Via Sacra foi deixada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus para os fiéis realizarem seus pedidos

Ouça a entrevista com os organizadores da Via Sacra, Gilvano Gulbinski e Romário Pelepek

Quer receber notícias de Irati e região? Envie SIM NOTICIAS para o WhatsApp 42991135618 ou simplesmente clique no link a seguir http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC


Comentários