Irati e Região / Notícias

13/04/19 - 15h51 - atualizada em 13/04/19 às 16h01

Guarda Municipal recebe novos coletes balísticos

Coletes antigos estavam vencidos e eram usados em revezamento desde a instituição da Guarda, em 2012

Da Redação, com informações da Guarda Municipal 

Todos os guardas municipais receberam um novo colete à prova de bala

Cada um dos 35 guardas municipais de Irati recebeu novos coletes à prova de bala de nível II-A, para que desenvolvam suas atividades com mais segurança. Antes, os agentes revezavam o uso de 19 coletes, que estavam vencidos e eram utilizados desde a instituição da Guarda, em 2012.

O investimento de R$ 32 mil atende à necessidade de que cada guarda tenha seu equipamento de proteção individual (EPI), por ser uma profissão exposta a riscos. O colete protege os agentes de eventuais disparos de arma de fogo contra órgãos vitais.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública solicitou a aquisição dos coletes ao prefeito Jorge Derbli, no começo de 2018. Depois da autorização do Executivo, houve abertura de processo licitatório, o pedido e a liberação pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Ministério da Defesa, antes que a compra pudesse ser efetivada.

PUBLICIDADE

Os coletes à prova de balas possuem prazo de validade de cinco anos. Os anteriores, usados desde 2012, estavam defasados e eram em número insuficiente. Os guardas municipais precisavam usá-los em rodízio. Havia apenas 19 coletes balísticos, pois era esse o número de agentes da Guarda Municipal quando ela foi instituída. Outros guardas foram contratados depois, mas até então não tinham sido comprados novos coletes.

Mais equipamentos e formação

A aquisição se soma a outras conquistas recentes, que contribuíram para o incremento da atuação da Guarda Municipal. No ano passado, a GM recebeu uma caminhonete Chevrolet 2.5L, modelo Advantage Flex, transformada em viatura Canil, para o transporte de cães adestrados e dez pistolas Spark, modelo Z 2.0, segunda geração. O uso de armamento não-letal (pistolas de choque) foi adotado pelos guardas municipais depois que todos eles passaram por cursos de formação.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC     

Texto continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Em janeiro de 2019, os agentes iniciaram sua formação prática no curso de Armamento e Tiro, ministrado por policiais da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Os guardas tiveram aulas teóricas entre abril e agosto de 2018 e iniciaram a formação prática depois que todos foram aprovados na avaliação psicológica feita por uma profissional credenciada pela Polícia Federal.

Foram adquiridos 35 coletes

Custo dos coletes foi de R$ 32 mil

Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados