Irati e Região / Notícias

28/08/13 - 16h24 - atualizada em 28/08/13 às 16h31

Guarda Municipal tem nova sede

Novo prédio está instalado na Rua Dr. Correia. Já o prédio instalado no Parque Aquático (antiga sede) irá funcionar como sub-sede da Guarda Municipal
Jussara Harmuch e Sassá Oliveira

A partir desta semana a Guarda Municipal de Irati –GUARDATI- está funcionando em uma nova sede. O endereço é na Rua Dr. Correia, 116, anexo ao prédio do Departamento Municipal de Trânsito –IRATRAN.

A retirada dos móveis da antiga sede localizada no Parque Aquático aconteceu na manhã de sexta-feira (23) e provocou revolta nos moradores do bairro Rio Bonito.
No mesmo dia, durante o programa “Meio Dia em Notícias”, Zezo Monteiro, que é morador local e ativista comunitário, participou ao vivo, por telefone, da “Hora do Povão” e criticou a saída da Guarda. Na opinião dele, a presença dos guardas no Parque trouxe segurança aos moradores e às pessoas que utilizam o local para fazer caminhadas. Ele também avalia que com a instalação da sede da Guarda, no início deste ano, diminuíram os atos de vandalismo.

Zezo teme que a mudança leve a um aumento na aglomeração de pessoas que antes utilizavam o lugar para o consumo de bebidas e drogas.

Comissão do Parque Aquático

A Comissão criada para cuidar do Parque Aquático também defende a permanência da sede da Guarda no Parque. Em ofício encaminhado à Câmara Municipal no início de agosto, o presidente, Marcelo Gutervil, pediu ação aos vereadores no sentido de evitar a saída da Guarda.

Resposta do Executivo

Logo após o telefonema de Zezo, foi o chefe de gabinete da prefeitura, Peterson Salamão, quem falou na “Hora do Povão” justificando a mudança. De acordo com ele, a estrutura do prédio situado dentro do Parque Aquático já não estava sendo suficiente para abrigar o comando do serviço que hoje é realizado por um grupo de 38 guardas municipais. O local agora será destinado para sede da Guarda Mirim e continuará sendo ocupado pela Guarda Municipal, mas como sub-sede.

Peterson ainda garantiu que a Guarda Municipal estará atuando da mesma forma em toda a cidade. Um dos locais que será fiscalizado com mais rigor será a Colina Nossa Senhora das Graças. Imagens das câmeras de segurança flagraram três jovens praticando atos de vandalismo ao redor da imagem na madrugada de domingo (18).

Com a função de zelar pelo patrimônio público, orientar o público e o trânsito de veículos e prevenir a ocorrência de ilícito penal, a Guarda Municipal de Irati foi lançada em dezembro de 2012 durante a 34ª edição da Festa do Pêssego. Averaldo Lejambre é o atual comandante que substituiu Ernani de Matos, que foi quem conduziu a instalação da guarnição. Os telefones para contato da Guarda Municipal são o 3907 3088 ou 153.

Sede própria

A Lei 3615 de 17 de dezembro de 2012 estabelece a dotação orçamentária de R$ 350 mil para a construção de um prédio para a sede conjugada da Guarda Municipal e do IRATRAN em um terreno situado na Rua Expedicionário José de Lima com a Camacuã, com área de 1.007,00 m², a ser desmembrado de um terreno maior. O modelo do Projeto Arquitetônico, desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo está anexado à lei.

A lei ainda diz que enquanto não for construída, a sede ficará no prédio da municipalidade no centro do Parque Aquático de Irati, a ser convertida, após a construção, como posto permanente da Guarda Municipal.

Imóvel dentro do Parque Aquático que funcionou como sede da Guarda Municipal desde sua instalação
A nova sede da Guarda Municipal passa a funcionar na Rua Dr Correia

Comentários