Irati e Região / Notícias

23/04/13 - 09h26 - atualizada em 23/04/13 às 09h34

Guarda Municipal tem novo comandante

Averaldo Lejambre substitui Ernani de Mattos, que solicitou sua exoneração do cargo
Sassá Oliveira

A manhã desta segunda-feira, 22, ficará gravada na memória de muitas pessoas em especial no coração de Ernani de Mattos. Nas dependências da Câmara Municipal ele passou o comando da Guarda Municipal ao Subcomandante Averaldo Lejambre.

Pouco depois de entrar para a reserva, o Subtenente do Corpo de Bombeiros resolveu aceitar um novo desafio e foi designado para comandar a Guarda Municipal, que estava sendo implantada em Irati. Porém, depois de passar alguns meses à frente do órgão de segurança, Ernani solicitou sua exoneração.

Em seu discurso durante a cerimônia de posse do novo comandante, Ernani disse que pretende dedicar mais tempo a sua família e atividades corriqueiras como jogar futebol e pescar. O período em que permaneceu no Corpo de Bombeiros (33 anos) obrigando Ernani a aprender a conviver mais tempo trabalhando em função do próximo do que de sua própria família. “Durante toda a minha vida estive longe da minha família, não vi meus filhos crescerem. Agora quero poder visitar meus netos e filhos que não moram mais em Irati”, relatou.

Com a voz embargada, Ernani contou detalhes de sua vida e narrou às dificuldades, que enfrentou para chegar onde está.

Cerimônia de transmissão do cargo foi realizada na segunda-feira, 22, na Câmara de Irati
Vice-prefeito Renato Berger, e o ex-comandante, colocam nas vestimentas de Averaldo Lejambre os símbolos do comando da Guarda Municipal

















33 anos dedicados ao próximo

Disciplina, coragem, responsabilidade, conhecimento técnico, riscos e adrenalina. Durante mais de 30 anos, Ernani de Mattos sentiu na pele as mais diversas situações de adversidade.

Ernani nasceu no dia 5 de dezembro de 1957, em Irati. Aos sete anos com uma gaiota coletava vidros, alumínio e ossos para vender e levar alguns trocados para casa, além disso, vendia picolé, sonho e também serragem.

Seu primeiro emprego foi aos 12 anos trabalhando como padeiro em algumas  padarias da cidade de Irat. Nesse ofício permaneceu durante seis anos.
Aos 19 anos incorporou na carreira militar servindo durante um ano no batalhão da polícia do exército.

Em 9 de junho de 1980 ingressou no Corpo de Bombeiros onde permaneceu por 33 anos.

Carreira militar

Ernani fez curso de soldado em 1980, de cabo em 1985 e sargento na academia da Polícia Militar no Guatupê/PR em 1987. Foi promovido a 2º sargento no ano de 2000 e depois a 1º sargento em 2006. Três anos depois assumiu o cargo de subtenente.

Durante o tempo que fez parte do Corpo de Bombeiros, Ernani fez os seguintes cursos de especialização:

Curso de condutor de viatura em 1988; primeiros socorros no Senac em Irati; busca e salvamento no ano de 1997; guarda-vidas em Ponta Grossa e litoral paranaense em 2002; curso de salvamento vertical no ano de 2005, entre outros como polícia comunitária, defesa civil e agente multiplicador de trânsito.

Foi comandante do Posto de Bombeiro Comunitário das cidades de Mallet e Rebouças; Encerrou suas atividades na carreira militar em 2011. No ano seguinte recebeu o convite do executivo municipal para assumir o comando da Guarda Municipal, que iniciava suas atividades.

Com a saída de Ernani quem assume o comando da Guarda Municipal é  o subcomandante, Averaldo Lejambre. Já o servidor Thiago Strujak será o novo subcomandante.

Novo comandante

Natural de Imbituva, Averaldo é filho de Orlando Lejambre [in memorian] e Neli Terezinha Lejambre. Assim como seu antecessor, Averaldo também ingressou na carreira militar. Sua trajetória teve início em 1995 quando incorporou as fileiras do 13º batalhão de infantaria blindada, sediado em Ponta Grossa. No mesmo ano fez o curso de formação de cabo do exército. Averaldo permaneceu sete anos no exército. Ele também atuou na área de segurança privada por quatro anos. Em março de 2012 assumiu o cargo de Guarda Municipal depois de ser aprovado no concurso público de 2009. Neste ano, o novo comandante da Guarda Municipal concluiu a graduação de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).


Comentários