Irati e Região / Notícias

29/11/19 - 14h55 - atualizada em 29/11/19 às 18h27

🎧Hemepar de Irati incentiva doação de sangue

Cadastros de novos doadores e coletas são realizados diariamente

Paulo Henrique Sava

Na foto, estão a médica responsável pelo Hemepar de Irati, Larissa Mazepa, o chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, e a diretora do Hemepar, Emilinha Zarpellon

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado na última segunda-feira, dia 25, o Hemepar de Irati promoveu a Semana do Doador. O Banco de Sangue recebe doadores diariamente das 13h às 15h30. A unidade fica nos fundos do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), na Rua Coronel Gracia, 761.  

Confira o áudio da reportagem no fim do texto

Nesta semana, doadores de Irati e região compareceram ao Hemepar sem necessidade de agendamento. Quem preferir pode agendar a captação pelos telefones (42) 3422-3119 ou 3423-2400.

As secretarias municipais de saúde organizaram o transporte gratuito de doadores dos municípios vizinhos para Irati. Nesta sexta-feira, 29, foi a vez dos moradores de Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Rio Azul fazerem suas doações.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar a importância desta ação, pois em 2017, o Hemepar de Irati atingiu o 1º lugar do Paraná em número de coletas de sangue. Já em 2018 e 2019, a quantidade de doadores diminuiu. A expectativa para o próximo ano com a contratação de novos profissionais já autorizada pelo Governo do Estado é de que o número de doações volte a crescer.

Para ser doador de sangue, o candidato precisa ter idade entre 18 e 69 anos (a partir de 16 anos já pode doar, acompanhado de um responsável), pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado, não ter doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) e deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos 3 horas antes da doação.

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui 

Doação de medula

Na mesma oportunidade em que é feito o cadastro para doação de sangue, é possível cadastrar-se no Registro de Doadores de Medula (REDOME), que pode ser acessado em qualquer lugar do mundo. “Fazemos captação da medula óssea. Venha até a nossa unidade e pergunte quais os critérios para que as vidas possam prosseguir através do sangue”, ressalta a médica responsável pela unidade, Larissa Mazepa.

Comentários