Irati e Região / Notícias

21/01/19 - 16h05 - atualizada em 21/01/19 às 16h18

Ico Ruva é o novo chefe do NRE de Irati

Professor assumiu a chefia do Núcleo na última segunda-feira, 14, e terá vários desafios pela frente

Paulo Henrique Sava

Professor Ico Ruva assumiu a chefia do NRE de Irati na última segunda-feira, 12

Frederico Ruva Neto, o Ico Ruva, é o novo chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati. Ele assumiu o cargo na última segunda-feira, 14, por indicação da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Ico recebeu a nossa reportagem e falou sobre os desafios que irá enfrentar na sua gestão. 

Ico teve a oportunidade de conhecer os diversos setores do NRE nestes primeiros dias. Ele informou que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o Secretário de Estado da Educação, Renato Feder, convocaram uma reunião com todos os diretores de escolas públicas do Paraná para o fim de janeiro, antes do início do ano letivo, que deve ocorrer em 14 de fevereiro. Para isto, as aulas já estão sendo preparadas.

PUBLICIDADE

Fechamento do Colégio São Vicente de Paulo

Sobre o fechamento do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, que continua funcionando com turmas de 7º a 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio até 2021, o chefe do NRE afirmou que conversou com o diretor da Sociedade Educacional Irati (proprietária do prédio onde funciona a escola) e com o prefeito Jorge Derbli. Ico deve apresentar novidades na próxima semana, assim que se reunir com a equipe da SEED.

“A nossa ideia é o seguinte: o São Vicente não precisa fechar. O Duque (Colégio Estadual Duque de Caxias) vai receber alguns alunos de lá e vai ter uma amplitude maior, o que também vai ser uma boa coisa. O colégio também precisa receber investimentos, é uma escola que precisa ser vista de uma maneira mais com afinco”, comentou.

PUBLICIDADE

Obras do Projeto Escola Mil

Ico também afirmou que irá dar continuidade às obras iniciadas nas escolas da região, principalmente naquelas realizadas através do programa Escola Mil, no qual escolas de toda a região receberam R$ 100 mil para pequenas reformas. Apesar da contenção de gastos apontada pelo secretário Renato Feder, as obras já aprovadas terão andamento normal. Alguns problemas pontuais nas escolas serão resolvidos posteriormente.

“Nós temos muitas ideias de obras, então se a gente puder obter estrutura, vamos aplicar, aprovar e tentar tocar as obras. Assim que tenhamos o aval, vamos tentar colocar em ordem na maioria das escolas do NRE”, pontuou.

PUBLICIDADE

Contratação de pessoal e início do ano letivo

O chefe apontou ainda que duas coordenações, apesar da falta de pessoal, continuam sem poder contratar funcionários. No entanto, dentro da entidade, nenhuma pessoa foi demitida. Nas escolas, será feito um levantamento no início do ano para saber quantos funcionários e professores estão trabalhando em cada unidade. Caso haja algum problema de falta de pessoal, ele deve ser resolvido imediatamente. O mesmo acontece com as obras: reparos emergenciais serão feitos antes do início das aulas; obras maiores terão mais tempo para serem realizadas.

A mudança de data do início do ano letivo foi feita porque, nos dias 06 e 07 o planejamento das escolas coincidiria com a distribuição de aulas para professores contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), o que faria com que estes profissionais ficassem de fora da elaboração do planejamento. Nestes encontros, o diretor informa sobre o funcionamento e o Regimento Interno da instituição. Com isto, o planejamento das escolas será feito após a seleção do PSS.

Indicação

O professor ressalta que teve o respaldo de diversas pessoas para sua indicação ao cargo. “Estamos com muita alegria, sabendo que é um trabalho árduo, desgastante, mas alegre em função de ser feito a favor da educação”, finalizou.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Reforma da Previdência

  • Nenhuma das respostas
  • Não deve mexer nos que ganham menos
  • Não é necessária
  • Deve ser ampla
Resultados