Irati e Região / Notícias

14/08/19 - 16h27 - atualizada em 14/08/19 às 17h12

Livro de autor iratiense discute elementos aplicados na definição de preços

Obra está disponível em PDF no final desta reportagem e em versão impressa na biblioteca pública e no acervo da Unicentro

Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava 

Haroldo José Andrade Mathias, autor do livro que aborda a precificação dos produtos

O contador, geógrafo e administrador Haroldo José Andrade Mathias, formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), lançou o livro “Reflexões sobre os fatores que impactam no processo de precificação”. A obra, que estará disponível em PDF, na internet, e em versão impressa na biblioteca pública e no acervo da Unicentro, discute como são determinados os preços dos produtos e serviços e quais elementos levam à sua variação. 

PUBLICIDADE

Segundo o autor, na obra foram elencados alguns dos elementos mais relevantes na elaboração desses preços a fim de refletir seu impacto. Ele utiliza informações teóricas e dados coletados numa pesquisa que fez dentro de empresas, com a visão do empresariado sobre a determinação de preços. 

“Muitas vezes, acontece de o empresário fazer uma relação direta de causa e efeito ou basear o preço no custo; uma forma mais simplista de entender algo que é mais complexo”, explica. 

 Conforme Mathias, o livro tenta analisar a interdependência entre esses fatores, que não atuam isoladamente. “É uma análise dialética de diversos fatores que são interdependentes, que afetam e que são afetados pelo preço. Tento ver a empresa como um organismo que está inserido na sociedade, que a influencia e é influenciada por ela”, conta. 

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Mathias afirma que, desde o ensino fundamental, sempre prezou pela leitura e pela escrita e que, há vários anos, publica seus textos e artigos num blog pessoal. No entanto, publicar um livro parecia algo intangível até que resolveu pesquisar os processos de editoração, os custos das gráficas e outros elementos para tornar concreto esse desejo. A obra resulta da expansão de um trabalho de pesquisa iniciado durante sua graduação em Ciências Contábeis. 

O livro foi impresso pela Letras e Versos, gráfica e editora especializada em pequenas tiragens. “Não tem nenhuma finalidade comercial, eu apenas queria colocar o sonho no papel. Foram impressos poucos exemplares, para fazer cortesia a amigos, colegas de trabalho. Se houver aceitação, pretendo doar alguns exemplares para a Biblioteca Pública e para a Unicentro. Pretendo, também, disponibilizar um link de uma versão em PDF”, diz. 

A versão em PDF do livro você pode baixar clicando no link a seguir:

Download do Arquivo

Livro está disponível em PDF em link no final desta matéria

Comentários