Irati e Região / Notícias

30/11/19 - 10h44 - atualizada em 30/11/19 às 10h56

Mais um caso suspeito de sarampo é identificado em Irati

Adolescente de 16 anos apresentou os sintomas da doença entre quinta, 28, e sexta-feira, 29. Saiba quais os locais por onde o jovem passou

Da redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati notificou mais um caso suspeito de sarampo. Trata-se de um adolescente de 16 anos que procurou o Pronto Atendimento Municipal na noite desta sexta-feira, 29.

No último domingo, 24, às 10 horas, o jovem participou da celebração da Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Durante a semana, de segunda, 25, a quinta-feira, 28, o menor frequentou o Colégio Lobo entre 07 e 12 horas. Na segunda-feira, dia 25, ele esteve na Panificadora Irati das 14h às 16h30min; na terça, dia 26, o adolescente passou pela mesma panificadora entre 14 e 15 horas e pela milkshakeria em frente à Caixa Econômica Federal às 15h30min.  

Na quarta-feira, 27, o adolescente esteve novamente na Panificadora Irati no horário compreendido entre 14 e 15 horas. Já na quinta-feira, 28, ele passou pela praça de alimentação do G Center da Rua 19 de Dezembro às 13 horas e pela Panificadora Irati entre 14 e 15 horas; na sexta-feira, 29, o paciente esteve na lotérica do G Center às 13 horas. 

As pessoas que passaram pelos locais citados devem comparecer à unidade de saúde mais próxima ainda hoje, dia 30, até as 17 horas, munidas da Carteirinha de Vacinação, para verificação do esquema vacinal. Caso haja necessidade, será aplicada uma dose de reforço da vacina. Todos os postos estão abertos por conta do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.  

O caso 

O menor esteve em Curitiba há cerca de 30 dias. Na última quinta-feira, 28, ele começou a apresentar febre alta, tosse, coriza e conjuntivite. Ontem, apareceram manchas avermelhadas na pele do paciente, que procurou atendimento médico. O caso está sendo investigado pelo Laboratório Central do Estado, que deve divulgar os laudos dos exames em até 30 dias. 

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Quatro casos foram confirmados em Irati 

Conforme a enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati, Denise Homiak Fernandes, no total, foram emitidas 10 notificações de sarampo em Irati. Quatro casos foram confirmados e seis estão sob investigação. Uma estudante de 21 anos que faz faculdade em União da Vitória e apresentou os sintomas da doença no dia 05 de novembro foi a última pessoa diagnosticada com a doença. 

Entre os casos suspeitos, estão um bebê de 07 meses, um menino de 04 anos e uma jovem de 23 anos, também estudante de União da Vitória. Os laudos dos exames feitos pelo LACEN devem ser divulgados nos próximos dias.   

Comentários