Irati e Região / Notícias

12/08/17 - 22h34 - atualizada em 13/08/17 às 11h17

Meio Dia em Notícias continua no ar, agora mais longe pela 92,5 Super Najuá

Com a autorização de funcionamento da rádio AM migrada, programa será exibido em FM com potência superior

Da Redação 

Uma grande equipe está envolvida na elaboração do programa Meio Dia em Notícias

Em 2013 a presidente Dilma Roussef assinou um decreto para as emissoras de Ondas Médias (OM) ou Amplitude Modulada (AM) migrarem para a Frequência Modulada (FM). Isso vai ocorrer com a maioria das emissoras de pequeno porte que nos últimos anos vem sofrendo interferência à medida que o uso de uma série de equipamentos como geradores de eletricidade e antenas de internet aumenta.

A diretora da Rádio Najuá, Jussara Harmuch, assinou o contrato de migração no primeiro grupo de emissoras convocadas em Brasília, no dia 7 de novembro. A partir de então, deu-se início a uma série de fases para adaptar a frequência. Compra de equipamentos, torre etc., pois o que é utilizado em AM não serve para operar em FM.

A autorização para permanecer no ar com a rádio migrada veio agora em agosto, mas muito antes tudo já estava sendo preparado. O transmissor de AM será desligado nos próximos dias, isso é uma obrigação estipulada no decreto que regulamenta o processo de migração.

A programação da rádio vai ser a mesma da AM, aliás, este é um diferencial, pois grande parte das emissoras migrantes planejam alterar o estilo. A Najuá AM vai continuar com seu estilo próprio, no ar desde 1978, agora em FM com a Super Najuá 92,5, pegando mais longe. O acesso da emissora pelo dispositivo celular é outra novidade, pelo aplicativo de rádio FM, sem consumir internet e gastando pouca bateria. Classificada como A2, vai pegar mais longe que a outra emissora que pertence aos mesmos donos, a Najuá FM 106,9 que é classe A3.

A mudança que vai haver na programação é o desligamento do programa Meio Dia em Notícias da 106,9, que a partir de segunda-feira, dia 14, vai ao ar pela 92,5. Para saber mais sobre a programação das duas emissoras, clique aqui.

A duas emissoras tem programação bem diferente. A Najuá FM 106,9 é mais musical e a Super Najuá 92,5 mais informativa, mas isso não significa que não toca música e os tipos de músicas que cada uma toca são diferentes também.

A forma como a notícia vai ao ar sempre foi uma grande preocupação. Boletins de hora em hora "Najuá Notícias", noticiários mais curtos como "Café com Notícias" na 106,9; Plantão de Notícias" e "Conexão Geral" pela Super 92,5, além do mais completo informativo da região, com duas horas de duração, que envolve uma grande equipe em sua elaboração, o Meio Dia em Notícias.

Com uma ampla cobertura dos fatos locais e regionais, tudo que vai ao ar é registrado no site www.radionajua.com.br. A quantidade de acessos do site e das redes sociais é mensurada através do google e do facebook. "Tudo que se fala da Najuá pode ser visto e comprovado, tenho orgulho disso" [Jussara Harmuch].

Diretora da Najuá, Jussara Harmuch, no dia da assinatura do contrato de migração em Brasília, 7 de novembro de 2016

Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados