Irati e Região / Notícias

23/03/15 - 11h30 - atualizada em 25/03/15 às 13h22

Peterson Salamão assume comando da secretaria de Viação e Serviços Rurais

Ex-chefe de Gabinete irá substituir Gerônimo Bianco. Por sua vez, Jéssica Capelini assume o cargo que era ocupado por Peterson, no executivo municipal
Rodrigo Zub

Peterson ocupava chefia de Gabinete antes de assumir comando da secretaria de Viação e Serviços Rurais
Na manhã desta segunda-feira, 23, o prefeito de Irati Odilon Burgath (PT) apresentou o novo secretário de Viação e Serviços Rurais aos funcionários do Pátio de Máquinas. Peterson Salamão irá comandar a pasta que era chefiada pelo servidor municipal, Gerônimo Bianco.

Ex-chefe de Gabinete da prefeitura de Irati, Peterson assume o cargo com a missão de organizar a estrutura dos sub-pátios do Guamirim e Cerro da Ponte Alta, que devem estar em funcionamento em breve. Ex-Ouvidora Municipal, Jéssica Capelini, irá substituir Peterson na chefia de Gabinete.

Em sua primeira entrevista depois que foi anunciado como secretário, Peterson destacou que o município só poderá atender as demandas apresentadas pelos agricultores, que solicitam melhorias nas estradas rurais, com a ajuda de todos os colaboradores do pátio de máquinas.

“O desafio só será possível com a ajuda de todos os colaboradores, que são profissionais excelentes dentro do pátio de máquinas, que conhecem o interior e tem conhecimento de causa. Vamos trabalhar em conjunto para implantar os sub-pátios e atender minimamente os pedidos de nossos produtores”, afirma o novo secretário.

Peterson já estava participando do processo de transição no comando da secretaria de Viação e Serviços Rurais. Na semana passada, o então chefe de Gabinete participou de duas reuniões que discutiram a situação das estradas rurais, que foram realizadas a pedido do Conselho de Desenvolvimento Rural (CMDR) e do Sindicato Rural de Irati. Na oportunidade, Peterson realizou uma prestação de contas do trabalho desenvolvido no pátio de máquinas nos anos de 2013 e 2014. Além disso, ele também traçou um planejamento das ações que serão executadas em 2015.

O novo secretário também diz que pretende trabalhar em conjunto com os vereadores para poder atender a demanda de serviços nas estradas rurais. Recentemente, os parlamentares argumentaram que a prefeitura de Irati não está respondendo as solicitações de melhorias apresentadas pelos edis. Para que esse problema seja resolvido, Peterson afirma que irá buscar estreitar a relação com a Câmara Municipal.

“Nenhum poder andando solitário vai conseguir chegar a lugar nenhum. Vamos estreitar essa conversa para que nós possamos fazer o melhor por Irati. É hora de se abraçar e nós trabalharmos em torno de uma causa nobre que é o interior, para que possamos ter um desenvolvimento de Irati por um todo".

Prefeito fala sobre nomeação do novo secretário

Odilon salienta que pretende contar com o auxílio do ex-secretário de Viação e Serviços Rurais. Atualmente, Bianco está de licença médica. O prefeito destaca que pretende implantar uma nova sistemática e organização dos trabalhos do setor do pátio de máquinas, principalmente com a implantação de dois sub-pátios no interior do município.

“O ex-secretário Gerônimo Bianco, vai nos auxiliar em outros setores da prefeitura. Estou ainda conversando com o ex-secretário, que passa por tratamento de saúde, mas neste momento o Peterson Salamão, ex-chefe de gabinete, assume a condução do trabalho”, diz Odilon.

Além da apresentação do novo secretário de Viação e Serviços Rurais, a semana começou com a chegada de novos maquinários. Segundo Odilon, já estão à disposição dos funcionários, um rolo compactador, uma retroescavadeira e um novo caminhão. Uma nova pá-carregadeira também deverá ser repassada ao município de Irati, nas próximas semanas. “São R$ 680 mil de equipamentos novos para a frota própria da prefeitura”, relata o prefeito de Irati.

Implantação dos sub-pátios

De acordo com Odilon, a documentação para implantação dos novos sub-pátios já está bem encaminhada, mas ainda é necessário discutir a questão orçamentária. Entre os materiais que precisam ser adquiridos estão pranchões, tubos, manilhas e combustíveis, além da questão logística para que as equipes possam trabalhar nos pátios da área central e interior de Irati.

“Tem muito trabalho, o secretário sabe disso, mas por ser pessoa de inteira confiança minha e que trabalhou comigo na chefia de Gabinete nesses dois anos apresentando grandes resultados, é que foi delegado a ele essa tarefa, tarefa que eu tenho certeza que ele vai executar com bastante competência. No período de transição, ele [Peterson] estava acompanhando os trabalhos e facilitou a minha decisão. Uma pessoa de grande competência e com essa organização nós vamos evoluir na melhoria de nossas estradas rurais”.

Odilon fez uma análise das reuniões realizadas recentemente para discutir a situação das estradas rurais. Para o prefeito, os eventos foram produtivos no sentido de identificar a dimensão dos problemas e de que forma eles serão solucionados.

“É um trabalho árduo. Temos que pontuar as prioridades com medidas de curto, médio e longo prazo. A curto prazo seria a recuperação imediata de trechos de estradas gerais nos acessos as localidades e realmente isso é prioridade. A partir do momento que essas estradas sejam recuperadas com cascalhamento e patrolamento, precisamos resolver os pontos críticos. Aí vamos avançando para estadas secundárias, vicinais e estradas de roça, a médio e longo prazo”.

Defasagem de profissionais

O prefeito ainda comentou sobre a defasagem de profissionais no pátio de máquinas da prefeitura. Segundo Odilon, o município não tem condições de abrir um novo concurso público para preenchimento de vagas. “Não podemos abrir um concurso público, por conta da ação dos 35%. Não posso ultrapassar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Nós estamos resolvendo 18 anos de dívidas trabalhistas em quatro anos de mandato. Foi isso que eu falei nas reuniões, a gente tem que ter paciência, usar o orçamento conforme os recursos que tem a disposição no caixa do município”, finalizou Odilon.

Comentários

Enquete

Reforma da Previdência

  • Nenhuma das respostas
  • Não deve mexer nos que ganham menos
  • Não é necessária
  • Deve ser ampla
Resultados