Irati e Região / Notícias

17/02/12 - 03h16 - atualizada em 17/02/12 às 08h30

Prefeitura providencia limpeza de terreno ao lado do Cemitério da Vila São João

Local estava sendo usado como depósito de entulhos e lixo acumulados no local
Da Redação


Foi providenciada pela secretaria do Meio Ambiente de Irati, a limpeza do terreno ao lado do Cemitério da Vila São João que estava funcionando como depósito de entulhos de construção e lixo acumulados no local. O mau cheiro e a possibilidade de contaminação às pessoas foi alvo de reclamações por parte de pedreiros que trabalham no cemitério na última quarta-feira.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos o acúmulo de lixo se deu em função do atraso no cronograma normal de limpeza que a prefeitura realiza. Ramos explicou que o trabalho da secretaria precisou ser concentrado no barracão de lixo reciclável devido às adequações que foram feitas no local. Por isso, não foi possível realizar a limpeza do terreno que foi concluída somente na tarde de quinta-feira.

Vários objetos e entulhos de construção civil haviam sido depositados no terreno
Caixões são retirados das gavetas e jogados junto ao entulho


Na quarta-feira, a equipe da Najuá esteve no local onde constatou que havia vários restos de caixão, roupas, flores de plástico, entre outros objetos depositados no terreno. Durante a visita conversamos com o pedreiro João Carlos Rodrigues Cardozo, que trabalha no cemitério e que denunciou o fato, e também com o zelador Miguel Bueno. Ambos relataram que as pessoas costumam abrir as gavetas dos túmulos para fazer a retirada do caixão depois de um período de aproximadamente cinco anos de sepultamento. À medida que tem a função de liberar espaço para enterrar outras pessoas no mesmo túmulo tem causado enorme dor de cabeça para a comunidade. Segundo Cardozo a prefeitura deveria tomar alguma atitude e disponibilizar um local para que fosse depositado esse material, já que é proibido realizar a queima dos objetos.

“A limpeza foi feita, mas tudo vai voltar ao normal se alguma medida não for tomada, pois as pessoas vão voltar a jogar lixo neste local. Crianças brincam no local, então é muito perigoso”, afirma o pedreiro.

Situação do terreno na quarta-feira
Ao visitar o local nesta sexta-feira constatamos que a limpeza já foi providenciada

Como medida emergencial, todo o entulho foi retirado pela secretaria e para evitar que o problema se repita, a prefeitura estará exigindo que os próprios pedreiros e/ou as pessoas que os contratam, providenciem uma caçamba e o transporte do lixo composto de material de construção civil para um local adequado, evitando que se acumule. Este procedimento já é adotado no Cemitério Municipal Central, explica Ramos. A função da prefeitura será de fiscalizar as pessoas para que elas não deixem o entulho em um local que ofereça risco de contaminação à população.

 

Comentários