Irati e Região / Notícias

13/01/20 - 15h45 - atualizada em 13/01/20 às 22h01

Prefeitura testa mini rotatória na rua XV de Novembro

Estrutura está sendo testada durante o dia e visa melhorar fluxo de veículos no cruzamento com a Rua da Liberdade. Secretário de Segurança relata que o novo sistema está evitando filas no local

Lenon Diego Gauron, com reportagem de Paulo Sava

Mini rotatória que está em teste é formada por pneus

Está sendo testada nos cruzamentos das ruas XV de Novembro e da Liberdade, no centro de Irati, mais uma mini rotatória, a pedido do prefeito Jorge Derbli. O teste está sendo realizado durante o dia. Nesse período, o semáforo do local permanece desligado.

Assim como foi feito em outros pontos da cidade, a mini rotatória foi montada com pneus para que o teste de fluidez do trânsito seja realizado. Caso o projeto seja aprovado, a rotatória definitiva será construída com tachões de concreto a partir do nível do asfalto e substituirá o sinaleiro.

Em entrevista à Najuá, o Secretário de Segurança Pública Cláudio Adão Pereira da Luz disse que os testes já têm mostrado resultados positivos. “A gente esteve com o prefeito Jorge Derbli e, analisando o fluxo de veículos, nós vimos que com a rotatória terá um fluxo muito maior de veículos. Nós vamos fazer o teste o dia todo, mas já deu para ver [à eficiência do projeto]. Pois com o semáforo, nos horários de pico, se forma uma fila bastante longa, o que prejudicava o trânsito. Nós temos percebido que com essa rotatória, o fluxo de veículos está sendo muito melhor e não estão se formando filas”, avalia o secretário.

Cláudio Adão disse que a estrutura definitiva pode ser implantada em até uma semana se for aprovada. Conforme a administração municipal, a decisão sobre a instalação depende de avaliações técnicas. Motoristas e pedestres estão recebendo orientações dos agentes da Guarda Municipal no local para se adaptarem ao novo sistema.

De acordo com o secretário de Planejamento e Coordenação, João Almeida Júnior, o custo para instalar a mini rotatória é de R$ 4 mil. Recursos próprios do município serão utilizados para esse fim.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Semáforos foram desligados durante o dia para que a administração municipal avalie a fluidez do trânsito com a possível implantação da rotatória

Agentes da Guarda Municipal estão orientando motoristas e pedestres para evitar acidentes

Comentários