Irati e Região / Notícias

29/11/11 - 20h52 - atualizada em 30/11/11 às 12h25

Procura-se a LOA

Da Redação


Ilustração
A Rádio Najuá está à procura do PL 173 que trata da Lei Orçamentária Anual – LOA de Irati de 2012, aprovada em 1ª votação na sessão semanal do legislativo que ocorreu ontem (28).

Durante a votação, os vereadores Sidnei Jorge, Vilson Menon e Rafael Lucas fizeram pronunciamentos a favor da aprovação da lei e se colocaram à disposição da comunidade para explicar e discutir o que for preciso antes que venha a ser votada em 2ª Votação (fase final do trâmite antes da sanção), na próxima segunda-feira.

O presidente da Câmara, Laudelino Antônio Filipus, disse em plenário que o projeto estaria à disposição da sociedade na Câmara e, solicitado pela reportagem da Najuá, prometeu entregar uma cópia na manhã do dia seguinte para que a emissora pudesse publicar em seu site e desta forma, facilitar que a população se aproprie do conteúdo para saber o que perguntar aos vereadores, uma vez não há publicação da matéria no site da Câmara nem da prefeitura. Além do que, não houve ampla divulgação (restringiu-se apenas ao Diário Oficial) da audiência de apresentação da LOA pelo Executivo e a audiência prevista pelos vereadores depois que o projeto entrou no legislativo, não pode ser realizada.

Ilustração
Mas a promessa não foi cumprida. Procurado incessantemente pela equipe da Najuá na tarde de hoje (29), Filipus disse que não poderia entregar uma cópia do projeto por orientação do secretário de Administração e Recursos Humanos, Anadir Sequinel. A reportagem argumentou, pois, uma vez que examinou, o legislativo tem o material e de própria voz (como pode ser ouvido ao final da matéria) o presidente disse que o projeto estaria à disposição na Câmara, mas mesmo depois da insistência, a liberação da cópia foi negada.



Vereadores precisam de autorização do Executivo para mostrar o projeto


Segundo o que passou o presidente, ele precisou perguntar ao secretário se era legal divulgar o conteúdo do projeto e este lhe respondeu que não, que só seria possível dispor o conteúdo depois que a lei for sancionada. Ainda segundo Filipus, o secretário disse que estaria publicando o projeto no site da prefeitura.

Até o fechamento desta matéria, não encontramos publicações sobre  o conteúdo da LOA no site da prefeitura nem da Câmara.



Ilustração
Brincadeira de Faz de Conta

(Desabafo da Redação)


Sob a casca de Portal Transparência, administrações públicas a nível local (Executivo, Legislativo e Judiciário) fazem de conta que cumprem a Lei de Transparência e grande parte do povo faz de conta que acredita - "me engana que eu gosto".



Ouça o pronunciamento do presidente da Câmara durante a sessão que aprovou a LOA, nesta segunda-feira.

Comentários