Irati e Região / Notícias

15/03/19 - 17h01 - atualizada em 16/03/19 às 10h25

Reunião discute estratégias para combate à dengue em Irati

Multa para proprietários de imóveis onde for encontrado foco do mosquito Aedes Aegypti pode chegar a R$ 750

Da redação, com reportagem de Sidnei Jorge

Fotos: Sidnei Jorge e SECOM/Prefeitura de Irati


O combate aos focos do mosquito da dengue foi tema de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 15, na sede do Centro Administrativo Municipal (CAM) de Irati. Diversas autoridades e representantes da comunidade participaram do evento.  

O principal objetivo do encontro foi discutir estratégias de combate ao mosquito no município. Ao longo da semana, foram realizadas mais três reuniões com outros setores da sociedade sobre o tema.

A secretária de saúde, Magali Salete de Camargo, destaca que a Secretaria de Educação tem um papel fundamental no combate à doença. “A educação trabalha muito fortemente com as crianças e elas repassam as informações para os pais nas suas residências. É um trabalho que estamos fazendo e declaramos guerra ao Aedes. Vamos todos nós, poder público e sociedade, cada cidadão fazendo a sua parte no combate à dengue”, frisou.

PUBLICIDADE

Durante a reunião, foi lançada uma cartilha de orientações, que será distribuída nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “Adquirimos, através da Secretaria de Educação, um grande volume de material didático para ser trabalhado nas escolas. Este conjunto de material é formado por um livro para o educador, um livro para a família discutir junta, e o material que vai ser trabalhado na escola mesmo”, comentou Magali.

No mesmo evento, o prefeito Jorge Derbli (PSDB) lançou o Dia D de Combate à Dengue, que acontecerá no dia 10 de abril. Nesta data, cerca de 1600 pessoas farão um mutirão de limpeza e conscientização da população sobre os perigos da dengue. Caminhões e máquinas da Prefeitura também serão utilizados nesta ação.

Derbli ressaltou que, somente no mês de janeiro, foram encontrados 229 focos do mosquito Aedes Aegypti. Este número pode aumentar, uma vez que algumas amostras coletadas em fevereiro estão sendo analisadas. “Que cada um limpe, veja o vaso ou o pneu que contém água, o recipiente que pode ter um foco de dengue, contaminar dentro da sua própria casa a sua família e trazer muitos aborrecimentos”, comentou.

PUBLICIDADE

Papel das escolas

A secretária de educação, Rita de Cássia Penteado de Almeida, destaca que os professores fazem este trabalho de orientação, com a realização de teatros e outras atividades, há muitos anos. “Eu não sei onde se perdeu esta prevenção para estar deste modo a cidade de Irati, com tantos focos da dengue. Estamos fazendo a nossa parte enquanto Secretaria de Educação: lançamos um livro que o prefeito Jorge Derbli e a Prefeitura de Irati adquiriram, um livro caro, ilustrativo que irá para o professor, a criança e as famílias. Vamos tentar educar o adulto através das crianças”, ressaltou.

Rita destaca que a participação das escolas na mobilização do dia 10 é de suma importância. Neste dia, as aulas serão suspensas para que alunos, professores e funcionários possam participar do Dia D. “Eu acho que a população deveria estar bem alerta, porque não é só o trabalho da escola de fazer esta prevenção: eu tenho que pensar em mim, na minha saúde, do meu pai, da minha mãe, do meu avô, das pessoas que estão reféns deste mosquito. Como eu faço isto? Limpando a minha casa e a do vizinho. Eu posso auxiliar o poder público denunciando terrenos baldios e que não são cuidados. Fico muito triste quando passo em qualquer rua e vejo um meio-fio sujo, cheio de mato, esperando que a Secretaria de Meio Ambiente passe e limpe, mas aquele pedaço é meu, eu tenho que fazer a minha parte”, finalizou.

Quer receber notícias de Irati e região? Envie SIM NOTICIAS para o WhatsApp 42991135618 ou simplesmente clique no link a seguir http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

 Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC 


Comentários

Enquete

Reforma da Previdência

  • Nenhuma das respostas
  • Não deve mexer nos que ganham menos
  • Não é necessária
  • Deve ser ampla
Resultados