Irati e Região / Notícias

18/11/19 - 22h15 - atualizada em 19/11/19 às 09h08

Rotary Club promove evento “Erga esta Bandeira” nesta terça-feira

Evento começa às 11 horas e terá participação de diversas entidades

Da redação

Projeto "Erga esta Bandeira" será realizado nesta terça-feira, dia 19, a partir das 11 horas na Praça Edgard Andrade Gomes, na entrada da cidade

O Rotary Club de Irati promove nesta terça-feira, dia 19, o evento “Erga esta Bandeira”, em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional. A programação começará às 11 horas na Praça Edgard Andrade Gomes, na entrada da cidade.

Na ocasião, será hasteada a nova Bandeira Nacional, doada pelo Rotary ao município no dia 21 de outubro. O novo estandarte mede 4,75 por 7,07 metros, adequada ao tamanho do mastro existente na rotatória próxima à praça onde ocorrerá a solenidade. De acordo com a Lei Federal nº 5700, de 1971, no dia 19 de novembro a Bandeira Nacional deve ser hasteada pontualmente às 12 horas. Antes disso, será realizada a solenidade de abertura e a execução dos Hinos Nacional e da Bandeira às 11 horas. Em seguida, a Secretaria Municipal de Educação entregará a premiação do Concurso Cultural do projeto. No total, 28 escolas da rede municipal participaram do projeto. Foram selecionados trabalhos de alunos das escolas Rosa Zarpellon, do Pinho de Baixo, Padre Wenceslau, do bairro Rio Bonito, Matilde Araújo do Nascimento, do bairro Pedreira, Escola Municipal dos Colonizadores, de Gonçalves Júnior e Escola Municipal do bairro Lagoa. A Banda Marcial do CAIC João Paulo II participará do evento.

Logo após a solenidade, de acordo com o que estabelece a lei, a Bandeira antiga será incinerada no quartel do Corpo de Bombeiros. O rotariano Enezito Ruppel contou detalhes da cerimônia durante entrevista no programa "Irati de Todos Nós" do último domingo, 17. “Será uma cerimônia muito rápida, sem custo e com um efeito emocional e patriótico muito grande. Eu fico muito feliz de gastar muito pouco e fazer um evento magnífico como o “Erga esta Bandeira”, frisou.

O projeto “Erga esta Bandeira” conta também com apoio das secretarias de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico e de Segurança Pública.

Histórico do evento

O evento é realizado em Irati há 30 anos, por iniciativa de Ruppel e do também rotariano José Soares da Silveira. Ruppel contou que, em todas as reuniões do Rotary, realizadas semanalmente às quartas-feiras, os membros do clube de serviços reverenciam a Bandeira Nacional. Porém, em um destes encontros, Silveira levou uma fita cassete com a gravação do Hino à Bandeira.

“Ele pediu a permissão para o presidente e disse que não iríamos apenas saudar o Pavilhão Nacional, mas sim cantar o Hino à Bandeira porque hoje é Dia da Bandeira, e assim fizemos. Eu achei tão fantástico aquele momento, tão nobre e patriótico que eu peguei a “colinha” do Hino à Bandeira, coloquei no bolso e levei pensando em fazer o projeto”, comentou Ruppel.

Desde 2012, o evento ocorre em praça pública. Ele tornou-se distrital durante a gestão de Gustavo Sismeiro, entre 2014 e 2015. Nos últimos dois anos, o hasteamento da Bandeira Nacional vem acontecendo na rotatória próxima à Praça Edgard Andrade Gomes. “Ali é o ponto principal da Bandeira, um mastro muito bonito. É uma Bandeira que dá sinal de civismo para a cidade. A Praça da Bandeira ficava muito pequena, e ali (Praça Edgard Andrade Gomes) temos mais condições e segurança”, finalizou.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Nova Bandeira Nacional foi entregue pelo Rotary ao Executivo no último dia 21 de outubro

Comentários