Irati e Região / Notícias

26/11/19 - 16h21 - atualizada em 26/11/19 às 19h23

Secretaria de Saúde registra nova suspeita de sarampo em Irati

Paciente é um menino de 04 anos que esteve no litoral e em Curitiba no começo de novembro. Confira os dias, horários e locais por onde ele passou

Paulo Henrique Sava, com informações da SECOM/Prefeitura de Irati

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati identificou hoje, 26, mais um caso suspeito de sarampo no município. Trata-se de um menino de 04 anos que viajou para o litoral do estado e passou por Curitiba no início de novembro.

A criança esteve no Centro Avançado de Diagnóstico em Imagem (CADI) no sábado, dia 23, entre 10 e 11 horas, no Mariano Atacadista da Avenida Vicente Machado entre 15 e 17 horas, e ontem, dia 25, na nova agência do Banco Bradesco na Munhoz da Rocha entre 10 h e 11h30min e no Pronto Atendimento Municipal entre 14 e 18 horas.

Pessoas que passaram por estes locais nos dias e horários citados devem procurar a sala de vacinação mais próxima de suas casas até amanhã, dia 27, munidas de RG, cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação para verificação do esquema vacinal. Se for necessário, será feita a aplicação de uma dose de bloqueio da vacina contra o sarampo.

PUBLICIDADE

O caso

O garoto começou a começou a apresentar febre alta, tosse, conjuntivite e coriza no sábado, 23. Os sintomas pioraram na noite de ontem, quando começaram a surgir manchas avermelhadas no corpo dele. Assim que perceberam os sintomas, os pais procuraram o Pronto Atendimento Municipal. Como não houve melhora no quadro clínico do filho, eles procuraram atendimento médico novamente na manhã desta terça-feira. Foram feitos exames, cujos laudos devem ser divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) em até 30 dias.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP 

Outros casos

Irati tem três casos confirmados de sarampo. O primeiro deles foi divulgado no dia 29 de outubro. Na ocasião, Denise Homiak Fernandes, enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, informou que o paciente, de 33 anos, esteve em Curitiba, onde entrou em contato com uma pessoa infectada pelo vírus cerca de dez dias antes de começar a apresentar os sintomas. No entanto, não foi possível realizar o bloqueio com a vacinação até 72 horas depois do contato, pois o paciente não havia sido imunizado e já apresentava os sintomas quando procurou atendimento médico.

Os outros dois pacientes com diagnóstico de sarampo têm 27 e 39 anos de idade.

Irati possui outros três casos suspeitos da doença. Entre eles, está o de um bebê de apenas 07 meses. Outras duas estudantes de 21 e 23 anos que fazem faculdade em União da Vitória também apresentaram os sintomas da doença.

Sábado terá Dia D de Vacinação contra o Sarampo

Neste sábado, dia 30, será realizado o Dia D de Vacinação contra o Sarampo. Todas as unidades de saúde de Irati com sala de vacinação estarão abertas das 08 às 17 horas. Na segunda fase da campanha, pessoas com idade entre 20 e 29 anos devem comparecer aos postos com a carteirinha de vacinação. De acordo com o último boletim epidemiológico nacional, a maior parte das pessoas diagnosticadas com a doença está nesta faixa etária.

Antes desta data, uma equipe da Secretaria de Saúde de Irati estará no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 18h30min.



Comentários