Irati e Região / Notícias

14/03/19 - 16h42 - atualizada em 14/03/19 às 16h49

Secretarias de Educação e de Segurança Pública lançam projeto "Eu Faço a Minha Parte"

Alunos do 4º ano do ensino fundamental, da Rede Municipal, terão palestras sobre bullying, drogas, indisciplina e segurança

Da Redação, com informações Assessoria e reportagem de Paulo Henrique Sava e Jussara Harmuch 

Projeto "Eu Faço a Minha Parte" será desenvolvido com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Os 581 alunos do 4º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Irati receberão palestras de agentes da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito (Iratran) sobre temas como bullying, drogas, indisciplina e segurança. O ciclo de palestras, que se estende pelos meses de março, abril e maio, integra o projeto “Eu Faço a Minha Parte”, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Educação e de Segurança Pública.

“Temos que prevenir, com as crianças fazendo sua parte neste mundo”, comentou a secretária de Educação, Rita Almeida, que enfatizou a tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), nesta quarta (13), onde dois atiradores abriram fogo contra alunos e funcionários. Ao serem cercados pela polícia, um deles atirou no comparsa e se suicidou. Há especulações de que um dos atiradores fosse vítima de bullying na escola.

Rita observa a importância de ensinar para a criança, desde essa idade, qual seu papel no mundo e como suas atitudes o transformam: seja na educação para o trânsito, ensinando-a a atravessar sempre na faixa; seja na educação ambiental, para que ela aprenda, por exemplo, a descartar o lixo adequadamente; seja no convívio social, com a prática de valores como o respeito e a empatia.

PUBLICIDADE

“O projeto atinge 27 escolas e, neste ano, 581 alunos, desde o Itapará até a última escola, no final do município, que é a Olaria Filipaki”, diz.

O lançamento do projeto ocorreu na terça-feira (12), com palestra para os alunos do 4º ano da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, na Vila São João. Nesta quinta (14), as atividades foram realizadas na Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, no Guamirim. Ao final das palestras, cada aluno recebe um jogo educativo, fornecido pela Concessionária Caminhos do Paraná.

O projeto “Eu Faço a Minha Parte” também envolve um concurso de redação. Para este ano, ficou definido como tema “Atitudes Para a Sua Segurança”. Cada escola participante vai fazer um concurso interno. A redação vencedora, de cada escola, será encaminhada para avaliação da Comissão Organizadora. Ao final do calendário de palestras, essa comissão vai escolher as seis melhores redações. Os autores serão premiados com bicicletas.

PUBLICIDADE

O cronograma de palestras já foi definido. Em algumas datas, haverá palestra numa escola pela manhã e, em outra, durante a tarde. Confira abaixo a agenda das próximas palestras:

20/03 – Escola Municipal Tancredo Martins

22/03 – Escola Municipal Rosa Zarpellon – Pinho de Baixo

26/03 – Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa

28/03 – Escola Municipal São Valdomiro

28/03 – Escola Municipal da Lagoa

01/04 – Escola Municipal dos Colonizadores – Gonçalves Júnior

04/04 – Escola Municipal Antonina Fillus Panka

09/04 – Escola Municipal Ana Amaral Gruber

PUBLICIDADE

09/04 – Escola Municipal São Miguel – Itapará

11/04 – Escola Municipal Francisco Stroparo

17/04 – Escola Municipal Padre Wenceslau

23/04 – Escola Municipal João Maria Pedroso

25/04 – Escola Municipal João Batista Anciutti

29/04 – Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento

03/05 – Escola Municipal José Siqueira Rosas

08/05 – Escola Municipal Mercedes Braga

10/05 – Escola Municipal Olaria Filipaki

21/05 – Escola Municipal João Paulo II – CAIC

24/05 – Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo

29/05 – Escola Municipal Irmã Helena Olek

Quer receber notícias de Irati e região? Envie SIM NOTICIAS para o WhatsApp 42991135618 ou simplesmente clique no link a seguir http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC 

Projeto será desenvolvido em parceria entre as secretarias de Educação e Segurança Pública em 27 escolas do município

Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados