Irati e Região / Notícias

12/06/19 - 16h10 - atualizada em 13/06/19 às 10h07

Vereadores mirins são eleitos para legislatura 2019 em Irati

Pela primeira vez, alunos utilizaram urnas eletrônicas no processo de votação. Esta é a 8ª legislatura do projeto, iniciado em 2012

Paulo Henrique Sava

Fotos: Assessoria Câmara e Paulo Henrique Sava


Alunos das escolas municipais de Irati participaram nesta quarta-feira, 12, de mais uma eleição do projeto Câmara Mirim, criado pelos então vereadores Rafael Felipe Lucas e Laudelino Antônio Fillipus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em 2012. Foram eleitos 10 novos parlamentares mirins para a legislatura 2019.

Alunos das escolas municipais Olaria Filipak (Nhapindazal), Antonina Fillus Panka (Vila Nova), Matilde Araújo do Nascimento (proximidades do Fórum Eleitoral), Tancredo Martins e Padre Wenceslau (Rio Bonito), Mercedes Braga (Alto da Lagoa), José Siqueira Rosas (Conj. Fernando Gomes), CAIC João Paulo II e Rosalina Cordeiro de Araújo (Vila São João) e Vereador João Maria Pedroso (Riozinho) participaram do pleito, que teve 60 candidatos.

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

Cerca de 70% dos eleitos são meninas. Saiba quem são os novos vereadores mirins de Irati para a legislatura 2019:

- Escola Municipal Padre Wenceslau

Vereadora: Fernanda Gabrielly Sydoski

Suplente: Isabela Padilha

- Escola Municipal Antonina Fillus Panka

Vereadora: Ana Clara Prestes

Suplente: Elias Gabriel Batista Neto

- Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento

Vereadora: Loriany Maria Schuerts de Lima

Suplente: Saymon Cansian Serbai

- Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso

Vereadora: Maria Nicoly Oliveira Rosa

Suplente Giovanna Fedalto

- Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo

Vereadora: Luana Ribeiro

Suplente: Nayane Cordeiro de Ramos

- Escola Municipal Tancredo Martins

Vereador: Cleison Gabriel Ribeiro

Suplente: Isadora Letícia de Oliveira de Siqueira

- Escola Municipal Mercedes Braga

Vereador: Michel Anssolim

Suplente: João Victor de Andrade dos Santos Pepe

- Escola Municipal João Paulo II (CAIC)

Vereadora: Loyane Rodrigues Anunciação

Suplente: José Augusto Gonçalves

- Escola Municipal José Siqueira Rosas

Vereadora: Luana Floriano Jankowski

Suplente: João Emanuel Delgado

- Escola Municipal Olaria Filipaki

Vereador: Alessandro Henrique Duda

Suplente: Raphael Henrique Carneiro Evangelista

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

O estudante Raphael Henrique Carneiro Evangelista foi um dos candidatos da Escola Olaria Filipak. Ele falou sobre sua participação na eleição. “Vou lutar por melhorias na escola, trazer novas salas e uma biblioteca maior”, comentou.

A diretora da escola, Gisele Opata Zorek, destaca a importância deste projeto para os alunos. “É um trabalho muito importante, pois as crianças já começam a aprender a parte cívica do país em que vivem. É muito legal, eles estão gostando bastante e aprendendo muitas coisas”, frisou.

A professora Silvana Rezepka, diretora da Escola Municipal Antonina Fillus Panka, também ressalta a importância da participação dos alunos no processo eleitoral. “Nós somos políticos todos os dias. A nossa escola participa todos os anos, desde a primeira turma do projeto Câmara Mirim. Achamos importante, é uma coisa de que gostamos muito, pois desde pequenos eles (alunos) vão entendendo a questão de cidadania, de honestidade, de confiarmos nosso voto a alguém para que ele nos represente na Câmara Mirim”, pontuou.

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

Conforme a diretora, um dos frutos do projeto é a construção da nova escola do bairro, iniciada recentemente. O pedido foi feito em 2017 pelo então vereador-mirim Lucas Andrei e pela suplente Maiara. Na época, a Câmara autorizou a liberação de recursos na ordem de R$ 360 mil para aquisição do terreno onde o novo prédio está sendo construído. “Nós havíamos ganhado uma escola nova, mas até então não havia iniciado a construção. Já tínhamos o projeto da escola, mas o terreno ainda não havia sido pago. Através da Câmara Mirim, a pedido dos vereadores, a Câmara pagou o terreno e a obra teve início. Graças a Deus, a nossa escola está em construção”, afirmou.

O presidente da Câmara, Nei Cabral, destaca a importância do projeto para a sociedade iratiense. “Dá para perceber que há muita seriedade. Nós demos continuidade ao projeto neste ano, com a diferença de termos as urnas eletrônicas e os alunos votando com Título Eleitoral”, frisou.

O vereador Hélio de Mello (MDB) também acompanhou o processo de votação nas escolas. “Pudemos presenciar a participação de toda a comunidade escolar. Esta é a forma democrática de podermos, juntamente com a comunidade, despertar o interesse, o patriotismo, a civilidade na vida das pessoas, na escola, através das crianças. É um programa que veio para ficar, uma verdadeira aula de cidadania”, finalizou.


Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados