Opinião / Notícias

22/04/12 - 21h30 - atualizada em 23/04/12 às 08h10

Mobilização valeu à pena: Prudentópolis vence Bragança no quadro Dança da Galera

Rodrigo Zub

 

1.400 pessoas participaram da coreografia de Prudentópolis exibida no Domingão do Faustão
Além do horizonte existe uma cidade que agora não ficará apenas conhecida a capital do Feijão Preto. Um lugar bonito que deixará de ser lembrado somente como a terra das cachoeiras.  Essa é a cidade de Prudentópolis que a partir deste domingo passa a ser lembrada também através da dança. Com sua bela apresentação ao som de "Além do Horizonte", de Roberto e Erasmo Carlos, os prudentopolitanos cativaram o público do quadro Dança da Galera do Domingão do Faustão. Com sua animação e suas cores, Prudentópolis venceu a disputa contra Bragança/PA por 3 votos a 1. A vitória rendeu R$ 100 mil, dinheiro que vai ser destinado para a Pastoral da Criança da cidade.

Com pouco mais de 48 mil habitantes, Prudentópolis reuniu 1.400 pessoas que mostraram que a dança vai além de uma simples expressão corporal. Quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo. A quem diga que a dança é apenas um divertimento. No entanto, para muitas pessoas ela é uma maneira de manter os hábitos de um povo, País, ou município. Assim fez Prudentópolis que através da dança relembrou suas tradições e raízes ucranianas. Cultura que permanece intacta por meio de seus grupos folclóricos, de sua culinária e pelo hábito das pessoas de ainda falar o idioma ucraniano, mesmo depois de tantas mudanças e transformações.

Hoje, a tecnologia mudou a vida das pessoas, mas com certeza a apresentação de Prudentópolis em rede nacional emocionou e arrancou lágrimas de milhares de paranaenses.  Ver crianças, jovens, adultos e idosos de várias classes sociais em torno de um mesmo objetivo mostra que juntos poderemos construir um mundo melhor. Um mundo sem mazelas sociais, sem preconceito e principalmente sem corrupção, que hoje é o grande mal de nosso meio político.

Grande moral da história: A dança para os prudentopolitanos serviu como uma forma de manifestação cultural que uniu as pessoas. Mas porque não podemos fazer isso todos os dias para melhorar nossas vidas. Eis a reflexão.

Assista

Comentários

Enquete

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve ser a base da Reforma Tributária?

  • Não
  • Sim
Resultados