Ouvinte Repórter / Notícias

04/09/12 - 14h32 - atualizada em 04/09/12 às 14h41

Importância da veiculação de informações sobre educação no trânsito em emissoras de rádio e TV

Por Haroldo J Andrade Mathias


As pessoas tiram sua habilitação e, aos poucos, vão se esquecendo de algumas regrinhas básicas, principalmente as referentes à cortesia e à educação no trânsito, aquelas cuja infração não tem uma sanção que pese no bolso de forma tão drástica em relação a outras formas de imprudência. 

Seria interessante que as emissoras de TV e de rádio fossem obrigadas a veicular, algumas vezes por dia, dicas de como se comportar no trânsito tanto para motoristas, quanto para ciclistas e pedestres. Informar regras, infrações, citar a legislação, enfim, seria uma forma de conscientizar informando, pois assim, diariamente, todos seriam lembrados ou aprenderiam as regras para um trânsito mais seguro.

Além disso, tal divulgação atingiria um público alvo extremamente importante: o pedestre. Além de ser o elo mais fraco no trânsito, muitas vezes por falta de consciência ou por descaso desrespeita as leis, colocando a si e a terceiros em risco, mas também tem a parcela daqueles que desconhecem as formas adequadas de se comportar e para os quais a informação seria importante na conscientização.

Acredito que seria uma medida válida para reduzir os acidentes de trânsito, tanto que enviei uma proposta para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, site que deveria vale a pena ser conferido.




Comentários