Paraná / Notícias

13/03/19 - 20h42 - atualizada em 13/03/19 às 20h47

Futuro bispo da diocese de União da Vitória visita cidade

Monsenhor Walter Jorge Pinto foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir a Diocese. Padre será ordenado bispo em Viçosa (MG) no dia 30

Da Redação, com informações da Diocese de União da Vitória 

Monsenhor Walter Jorge Pinto assume comando da Diocese de União da Vitória a partir do dia 27 de abril

O monsenhor Walter Jorge Pinto, designado pelo Papa Francisco para assumir a Diocese de União da Vitória em janeiro, visita a cidade nesta semana, onde passará dois dias, quinta (14) e sexta-feira (15). O futuro bispo será acompanhado pelo padre Mário Fernando Glaab, administrador diocesano de União da Vitória, em seu primeiro contato com a diocese.

Entre os compromissos do monsenhor nesta primeira visita a União da Vitória, está uma visita à Igreja Catedral, onde ele tomará posse como bispo no dia 27 de abril, na missa das 10h. Também está programada uma visita ao Seminário Diocesano para um bate-papo informal com padres e diáconos.

Nesta quinta (14), na Cúria Diocesana, o monsenhor concede uma coletiva de imprensa, para falar de sua ordenação episcopal, na Matriz São João Batista, na cidade de Viçosa (MG). Também será tema da coletiva a posse do futuro bispo.

PUBLICIDADE

Cerca de 80 pessoas devem ir em caravana de União da Vitória até a cidade de Viçosa, em Minas Gerais, para acompanhar a ordenação do monsenhor como bispo. 

Novo bispo

O Boletim de Imprensa da Santa Sé (Vaticano) publicou em 9 de janeiro de 2019 a nomeação, pelo Papa Francisco, para que o padre Walter Jorge Pinto, pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena (MG), na Arquidiocese de Mariana (MG), se torne o novo bispo da Diocese de União da Vitória.

A diocese está sem bispo desde a morte de Dom Agenor Girardi, em 8 de fevereiro de 2018, vítima de um quadro infeccioso grave, que o levou à falência múltipla de órgãos. Nesse período, a diocese tem sido administrada pelo padre Mário Fernando Glaab.

PUBLICIDADE

O futuro bispo de União da Vitória nasceu em Ubá (MG), em 12 de fevereiro de 1963, e tem 56 anos. Aos 33 anos, em 1996, ingressou no Seminário São José, na Arquidiocese de Mariana, onde cursou Filosofia e Teologia. Ele fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da Arquidiocese de Juiz de Fora. 

Padre Walter também é engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Na mesma instituição, fez o mestrado em Fitotecnia. Ele foi ordenado diácono em 2001 e, em 2002, tornou-se padre, ao ser ordenado na Arquidiocese de Mariana.

Ao longo de sua trajetória sacerdotal, o padre Walter Jorge foi pároco da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG); administrou a Paróquia São Sebastião, em Pedra do Anta (MG) e foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa.

PUBLICIDADE

Como membro do Conselho dos Consultores da Arquidiocese de Mariana, ele assessora a Pastoral Familiar. Durante três anos, foi vigário episcopal. Também foi representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiterial, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

Diocese

A Diocese de União da Vitória conta hoje com 37 padres, nove diáconos permanentes e cerca de 30 religiosas. Cerca de 400 capelas se distribuem em 25 paróquias, que abrangem uma população de aproximadamente 350 mil pessoas, em 14 municípios: União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, Mallet, Rio Azul, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo.


Comentários

Enquete

Você acha que existe um grande número de pessoas que recebem aposentadoria sem ter contribuído o suficiente?

  • Não
  • Sim
Resultados