Policial / Notícias

11/10/19 - 21h10 - atualizada em 11/10/19 às 21h34

2º Pelotão de Patrulha Escolar recebe nova viatura

Veículo foi entregue no Colégio Estadual Duque de Caxias, na manhã de quinta-feira (10)

Da Redação, com reportagem e fotos de Sidnei Jorge

O 2º Pelotão de Patrulha Escolar Comunitária recebeu uma nova viatura. A solenidade de entrega foi realizada na manhã de quinta-feira (10), no Colégio Estadual Duque de Caxias, no centro de Irati, com presença do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, o Coronel Péricles de Mattos.

“A viatura vai aumentar nossa capacidade de patrulhamento e poderemos ter um alcance e proteção maiores. Existem dois lugares sagrados: o primeiro são os templos religiosos e o segundo, o ambiente escolar, porque é na escola que é preparada a geração que irá nos suceder. Ao trazer essa viatura para cá, estamos protegendo o futuro das nossas crianças. Não podemos olhar para essas crianças apenas como alunos e alunas em sala de aula. Temos que olhar para eles como [futuros] juízes, promotores, advogados, comerciantes, engenheiros, enfim, uma nova sociedade civil que vai se renovando nos nossos bancos escolares. Precisamos protegê-los pelo bem do nosso Brasil”, comenta o Coronel.

Além disso, Mattos destaca que cabe ao Estado fornecer condições para o trabalho do policial – equipamento e armamento – para que a eficácia do trabalho de policiamento se amplie. Segundo o Coronel, a atuação da Patrulha Escolar extrapola os ambientes de ensino, uma vez que o patrulhamento ao redor das escolas contribui para a segurança de todo o entorno.

PUBLICIDADE

Ele frisa que as viaturas atuam em uma variedade de ocorrências, porque o ambiente escolar atrai “pessoas de má índole”. “A Patrulha afasta traficantes e outros marginais desse contexto. Protege o professor, protege o aluno e protege os moradores em volta da escola”, diz.

Essa foi a primeira vez que o Coronel Péricles de Mattos esteve em Irati depois de receber o título de Cidadão Benemérito do município por iniciativa do vereador Alberto Schereda em cerimônia que ocorreu no dia 3 julho na Câmara. O evento fez parte do calendário comemorativo aos 112 anos de Irati. O Comandante da PM do Paraná é iratiense e estudou no Colégio Duque de Caxias durante sua infância.

Entre as autoridades presentes na cerimônia de entrega da viatura estavam os prefeitos de Irati, Jorge Derbli, e de Inácio Martins, Junior Benato, que é presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), os vereadores de Irati, Alberto Schereda, Edson Luís Elias e Helio de Mello, e o deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná.

PUBLICIDADE


Comentários