Tablóides Nacionais e Internacionais / Notícias

18/02/19 - 15h21 - atualizada em 18/02/19 às 20h44

Imposto de Renda – Inscrição de CPF pode ser feita nos Correios

A partir deste ano, o CPF passa a ser obrigatório para todos os dependentes dos contribuintes que tiverem que declarar o Imposto de Renda 2019
Assessoria de Comunicação dos Correios

A partir deste ano, o CPF passa a ser obrigatório para todos os dependentes, independente de idade, dos contribuintes que tiverem que declarar o Imposto de Renda 2019. As certidões de nascimentos já vêm com o CPF desde 2017, mas a regra também vale para aquelas nascidas antes. Esta é a primeira tentativa no Brasil de criar um número de identificação único. Certidões de casamento e óbito também passaram a levar o CPF.

Nos Correios, além da inscrição para quem não tem o documento, é possível fazer a regularização cadastral e a alteração de dados como data de nascimento, número do título eleitoral, endereço, nome da mãe e mudança de sexo - que era realizada somente em unidades da Receita Federal.

Para solicitar a inscrição no cadastro, o cidadão deve comparecer a uma agência dos Correios, própria ou terceirizada, munido da documentação necessária e pagar o valor de R$ 7,00. O número do documento sai na hora.

PUBLICIDADE

O CPF é utilizado para identificar o cidadão na Receita Federal. Não é obrigatório portar o cartão, mas o número do cadastro é exigido em várias situações, principalmente em operações financeiras, como abertura de contas em bancos.

Comentários